A Palavra liberta, santifica e nos atrai a Deus - Lc 8,4-15.

17/09/2011 07:48

 

Preparação para a Leitura Orante

 

Saudação

 

- A todos nós, a paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.

 

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

 

Preparo-me para a Leitura, rezando:

 

Jesus Mestre, que dissestes: "Onde dois ou mais estiverem reunidos em meu nome, eu aí estarei no meio deles", ficai conosco, aqui reunidos (pela grande rede da internet), para melhor meditar e comungar com a vossa Palavra.

 

Sois o Mestre e a Verdade: iluminai-nos, para que melhor compreendamos as Sagradas Escrituras.

 

Sois o Guia e o Caminho: fazei-nos dóceis ao vosso seguimento.

 

Sois a Vida: transformai nosso coração em terra boa, onde a Palavra de Deus produza frutos abundantes de santidade e missão.

 

(Bv. Alberione)

 

Leitura Orante

 

Lc 8,4-15

 

Uma grande multidão, vinda de várias cidades, veio ver Jesus. Quando todos estavam reunidos, ele contou esta parábola:

 

- Certo homem saiu para semear. E, quando estava espalhando as sementes, algumas caíram na beira do caminho, onde foram pisadas pelas pessoas e comidas pelos passarinhos. Outras sementes caíram num lugar onde havia muitas pedras, e, quando começaram a brotar, as plantas secaram porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos, que cresceram junto com as plantas e as sufocaram. Mas algumas sementes caíram em terra boa. As plantas cresceram e produziram cem grãos para cada semente.

 

E Jesus terminou, dizendo:

 

- Quem quiser ouvir, que ouça!

 

Os discípulos de Jesus perguntaram o que ele queria dizer com essa parábola. Jesus respondeu:

 

- A vocês Deus mostra os segredos do seu Reino. Mas aos outros tudo é ensinado por meio de parábolas, para que olhem e não enxerguem nada e para que escutem e não entendam.

 

- O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.

 

O que diz o texto do dia?

 

COMENTÁRIO 1

 

- O que essa parábola quer dizer é o seguinte: a semente é a mensagem de Deus. As sementes que caíram na beira do caminho são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém o Diabo chega e tira a mensagem do coração delas para que não creiam e não sejam salvas. As sementes que caíram onde havia muitas pedras são as pessoas que ouvem a mensagem e a recebem com muita alegria. Elas não têm raízes e por isso crêem somente por algum tempo; e, quando chega a tentação, abandonam tudo. As sementes que caíram no meio dos espinhos são as pessoas que ouvem a mensagem. Porém as preocupações, as riquezas e os prazeres desta vida aumentam e sufocam essas pessoas. Por isso os frutos que elas produzem nunca amadurecem. E as sementes que caíram em terra boa são aquelas pessoas que ouvem e guardam a mensagem no seu coração bom e obediente; e, porque são fiéis, produzem frutos.

 

Jesus explica a parábola do semeador aos discípulos. O centro da parábola contada por Jesus é "pôr em prática a palavra ouvida". O terreno simboliza o coração da pessoa, que pode ser pedregoso, espinhoso, exposto ou bom, conforme esteja sufocado pelas más inclinações, pelas preocupações, ambições, sofrimentos, ilusões. Este terreno pode também estar livre e pronto para acolher a semente da Palavra e produzir frutos.

 

COMENTÁRIO 2

 

Nesta parábola o destaque é o "ouvir a palavra" e as diferentes respostas. O autêntico discípulo é aquele que ouve a palavra e a põe em prática, dando frutos de amor e comunhão de vida com o próximo e com Deus. Como estímulo à ação missionária, a parábola exprime o crescimento eficaz do Reino. Existem os corações bons e generosos que recebem a Palavra e que dão abundantes frutos. Diferente de Mateus, que acentua a separação entre os discípulos que ouvem a palavra e os obstinados que a rejeitam, Lucas o ameniza. Lucas é o evangelista da misericórdia de Deus, sempre pronto a acolher a todos.

 

José Raimundo Oliva

 

COMENTÁRIO 3

 

Esta parábola fala de um fazendeiro que lançou sementes em vários lugares com diferentes resultados, dependendo do tipo de solo. A importância dessa parábola é salientada por Jesus em Marcos 4,13: “Não entendeis esta parábola e como compreendereis todas as parábolas?”Cristo afirma que essa parábola é fundamental para o entendimento das outras.

 

Diante da Palavra de Deus qual tem sido a nossa resposta? É preciso recordarmos que a mesma Palavra é ensinada a várias pessoas. A resposta dessas pessoas depende do estado do coração delas, isto é, de sua atitude. Consideremos o semeador, a semente e o trabalho do semeador de colocar a semente no solo.

 

O semeador nunca é chamado pelo nome nessa parábola. Nada nos é dito sobre sua aparência, sua capacidade, sua personalidade ou suas realizações. Ele simplesmente põe a semente em contato com o solo. A colheita depende da combinação do solo com a semente.

 

Aplicando-se espiritualmente, os seguidores de Cristo devem ensinar a Palavra aos demais. Quanto mais ela é plantada nos corações humanos, tanto maior será a colheita. Em nossos dias, o semeador tornou-se a figura principal e a semente é bastante esquecida.

 

A propaganda das campanhas religiosas frequentemente contém uma grande fotografia do orador e dá grande ênfase ao seu nível escolar, à sua capacidade pessoal e ao desenvolvimento de sua carreira. O Evangelho de Cristo – que ele supõe pregar – é mencionado apenas “naquelas letrinhas lá no canto”. Não devemos exaltar os homens, mas fixarmo-nos completamente no Senhor, o verdadeiro Semeador da vinha do Pai.

 

A semente é a Palavra de Deus. Cada conversão é o resultado do assentamento do Evangelho dentro de um coração puro. A Palavra gera, salva, regenera, liberta, produz fé, santifica e nos atrai a Deus. À luz do livro dos Atos dos Apóstolos notamos que em cada cidade para onde os apóstolos viajavam, os homens eram convertidos como resultado da Palavra que ali era ensinada.

 

A importância das Sagradas Escrituras deve ser ressaltada ao máximo. A Palavra tem que vir habitar em nós, para ser implantada em nosso coração. Temos de permitir que nossas ações, nossas palavras e nossas próprias vidas sejam formadas e moldadas pela Palavra de Deus.

 

Saiba que uma safra sempre depende da natureza da semente, não do “tipo” de pessoa que a plantou. A Palavra de Deus contém força vivificante. O que é necessário são homens e mulheres que permitam que ela [Palavra] cresça e produza frutos em suas vidas.

 

Mas, afinal, que “tipo de solo” é você? Solo de beira de estrada, duro, impermeável? Este não tem uma mente aberta e receptiva para permitir que a Palavra de Deus o transforme. O Evangelho nunca transformará um coração como este, porque ele não lhe permite entrar.

 

As raízes das plantas – no solo pedregoso – nunca se aprofundam. Durante os tempos fáceis, os brotos podem parecer interessantes, mas abaixo da superfície do terreno, as raízes não estão se desenvolvendo. Como resultado, se surge uma pequena temporada seca ou um vento forte, a planta murcha e morre. Os cristãos precisam desenvolver suas raízes por meio da fé em Cristo e do estudo da Palavra cada vez mais aprofundado. Tempos difíceis virão. E somente aqueles que tiverem “desenvolvido suas raízes abaixo da superfície” sobreviverão.

 

É você mesmo que deve dar a resposta nesta parábola. Que “tipo de solo” é você?

 

Padre Bantu Mendonça

 

O que o texto diz para mim, hoje?

 

Qual palavra mais me toca o coração? Entro em diálogo com o texto. Reflito e atualizo. Sobre a semente da evangelização e os frutos, os bispos falaram muito bem na V Conferência, em Aparecida. E deixaram para nós esta reflexão:

 

"Os esforços pastorais orientados para o encontro com Jesus Cristo vivo deram e continuam dando frutos. Entre outros, destacamos os seguintes: a) Devido a animação bíblica da pastoral, aumenta o conhecimento da Palavra de Deus e do amor por ela. Graças à assimilação do Magistério da Igreja e a uma melhor formação de generosos catequistas, a renovação da Catequese tem produzido fecundos resultados em todo o Continente, chegando inclusive a países da América do Norte, Europa e Ásia, para onde muitos latino-americanos e caribenhos têm emigrado. b) A renovação litúrgica acentuou a dimensão celebrativa e festiva da fé cristã centrada no mistério pascal de Cristo Salvador, em particular na Eucaristia. (...) c) Nosso povo tem grande estima pelos sacerdotes. Reconhece a santidade de muitos deles, como também seu testemunho de vida, seu trabalho missionário e sua criatividade pastoral, particularmente daqueles que estão em lugares distantes ou em contextos de maior dificuldade. Muitas de nossas Igrejas contam com uma pastoral sacerdotal com experiências concretas de vida em comum e de uma retribuição do clero mais justa. Em algumas Igrejas desenvolve-se o diaconato permanente. Contam também com ministérios confiados aos leigos e outros serviços pastorais, como delegados da Palavra, animadores de assembléia e de pequenas comunidades, entre elas, as comunidades eclesiais de base, os movimentos eclesiais e um grande número de pastorais específicas. (...) A Igreja estimula com esperança o incremento de vocações para a vida contemplativa masculina e feminina. d) Ressalta a abnegada entrega de tantos missionários e missionárias que, até o dia de hoje, tem desenvolvido uma valiosa obra evangelizadora e de promoção humana em todos os nossos povos, com multiplicidade de obras e serviços. Desse modo é reconhecido o trabalho de numerosos sacerdotes, consagradas e consagrados, leigos e leigas que, a partir do nosso Continente, participam da missão ad gentes. e) Crescem os esforços de renovação pastoral nas paróquias, favorecendo um encontro com Cristo vivo mediante diversos métodos de nova evangelização que se transformam em comunidade de comunidades evangelizadas e missionárias. (...)

 

O que o texto me leva a dizer a Deus?

 

Rezo com o bem-aventurado Alberione:

 

Jesus Mestre, disseste que a vida eterna consiste em conhecer a ti e ao Pai.

Derrama sobre nós, a abundância do Espírito Santo!

Que ele nos ilumine, guie e fortaleça no teu seguimento, porque és o único caminho para o Pai.

Faze-nos crescer no teu amor, para que sejamos, como o apóstolo Paulo, testemunhas vivas do teu Evangelho.

Com Maria, Mãe Mestra e Rainha dos Apóstolos, guardaremos tua Palavra, meditando-a no coração.

Jesus Mestre, Caminho, Verdade e Vida, tem piedade de nós.

 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

 

Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus.

Vou eliminar do meu modo de pensar e agir aquilo que não vem de Deus, que não é conforme o Projeto de Jesus Mestre.

Vou demonstrar pela vida que o amor de Deus é uma semente que dá bons frutos em minha vida. Escolho uma frase ou palavra para memorizar.

Vou repeti-la durante o dia.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

-Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Ir. Patrícia Silva, fsp

 

Fonte: Paulinas e Canção Nova.