MAIS QUE CAMPEÕES ESPORTIVOS, TESTEMUNHAS DE HUMANIDADE

18/12/2012 08:11

Bento XVI exorta Atletas Olimpicos um NAO CEDER AO RISCO DE "atalhos" Como o doping

Salvatore Cernuzio

VATICANO, terça-feira, 18 de dezembro de 2012 ( ZENIT.org ) - lealdade, respeito Pelo Próprio Corpo, Solidariedade, altruísmo, mas also alegria, Satisfação e festa. Estes São OS Requisitos Que fazem de hum hum Verdadeiro Campeão atleta e hum Modelo um Ser seguido, de a Acordo com Bento XVI.

O papa recebeu in Audiencia nd Manhã de Ontem uma delegação Comitê Olímpico Nacional fazer Italiano (CONI) e exortou OS Atletas medalhistas n º s Jogos Olímpicos de e Paraolímpicos de Londres2012 aser verdadeiras testemunhas, elogiando-os pelas SUAS habilidades Técnicas e, Acima de Tudo, pelas qualidades Morais demonstradas Durante o Evento esportivo internacional.

"Não campo", Disse o Santo Padre AOS Representantes da Itália n º s Jogos Olímpicos, "vocês investiram como SUAS adquiridas com habilidades empenho e rigor, com Constância não Treino, com uma CONSCIÊNCIA DOS SEUS Limites. A dura disciplina OS levou a alcançar grande Sucesso, Que se traduziu materialmente los 28 medalhas los Londres, Sendo Oito de ouro ".

"Mas NAO E o ouro Que Constrói o atleta", adverte o papa. "Os Atletas NAO TEM QUE COMPETIR apenas os e obter results". Todo esporte, amador UO Profissional, Exige "autentico Desenvolvimento Humano, Feito de sacrifícios, Perseverança, Paciência e, Acima de Tudo, humildade, Que NAO E aplaudida, mas è O Segredo da Vitória".

Antes fazer um atleta VEM Humana Pessoa. O Esporte DEVE Estar sempre "um SERVIÇO da Pessoa" e NaO o contrario. E DESTA Perspectiva Que a Igreja Semper avaliou OS sports, Disse o papa. O Concílio Vaticano II falou do Esporte nd Gaudium et Spes, inserindo-o no Campo da Cultura, Âmbito "em Que se Mostra a capacidade de interpretar a Vida, como relacionamentos Pessoas e OS".

O Que a Igreja promoveu uma continuação e promover E UMA "Cultura do Esporte fundamentada não Primado da Pessoa Humana", Que Hoje E evidenciada pelas numerosas áreas de lazer los Oratórios, paróquias e Centros Juvenis, Além das Associações Desportivas de Inspiração Cristã, verdadeiras " academias de Humanidade "EM QUE SE" Cultiva O Forte Desejo de Vida e De Infinito "N º s de Jovens.

O atleta "Que vive integralmente a SUA Experiência se mantém atento AO Plano de Deus par a Vida SUA", comentou Bento XVI. Pensamentos Nós do papa, OS Atletas São "Campeões e testemunhas" Que TEM UMA Missão: "ser, parágrafo aqueles Que OS admiram, Modelos de imitar".

A MESMA MISSÃO tambem Dirigentes CABE AOS, Técnicos e Operadores esportivos, chamados um Ser "testemunhas da Boa Humanidade, como cooperadores com familias e com instituições como de ensino, docentes de hum Esporte Semper justo e limpo".

Neste Sentido, prosseguiu o Santo Padre, "a pressão POR RESULTADOS significativos Nunca DEVE empurrar o atleta parágrafo atalhos Como o doping", Que, Na Verdade, São "becos SEM SAIDA", ATRAVES evitáveis ​​do Trabalho Equipe los e não apoio "àqueles Que Que reconhecem erraram, parágrafo se sentirem acolhidos e ajudados ".

O Verdadeiro Objetivo do Esporte Neste Ano da Fé, afirmou o papa, Educar e Uma Pessoa "na competitividade espiritual": VIVER CADA DIA "Fazendo O Bem mal Vencer O, A Verdade vencer a mentira, O Amor vencer o Ódio, É Tudo ISSO , EM Primeiro Lugar, Dentro de si mesmos ".

No Contexto da nova evangelização, O Mundo do Esporte PODE se tornar "um moderno Pátio dos gentios", UMA "Oportunidade de ouro Para O Encontro Aberto de crentes e NAO crentes, Onde se experimenta a alegria ea Luta parágrafo Conhecer PESSOAS de Diferentes Culturas, languages ​​e orientações religiosas ".

Bento XVI concluiu Seu Discurso recordando um. Figurativa "luminosa" do Beato Pier Giorgio Frassati, "um Jovem Que uniu uma Paixão Pelo Esporte ea Paixão POR Deus" O exemplo a do Beato, concluiu o Papa, "nos Mostra Que Ser cristãos E amar a Vida, a Natureza, mas principalmente amar o Next, EM especial aqueles los Necessidade".

Fonte: Zenit.