Paróquias vão oferecer assistência religiosa nas unidades prisionais da capital.

04/03/2012 07:05
Arcebispo de São Luis, Dom Belizário (REPRODUÇÃO)Cerca de 50 paróquias da igreja católica vão auxiliar na ressocialização dos presos nas 12 unidades prisionais da capital. A parceria foi firmada durante uma reunião que aconteceu na manhã da última segunda-feira (1º), no Arcebispado, na Igreja da Sé, em São Luís.

No encontro, o secretário adjunto de Justiça da SEJAP, José Ribamar Cardoso Lima, explanou a importância da igreja católica em dá apoio aos detentos e familiares no processo de ressocialização."É importante que os padres frequentem as unidades prisionais e conheça a realidade do preso, no intuito de contribuir para alavancar o trabalho de ressocialização dentro do sistema carcerário do nosso Estado, que é uma meta primordial do secretário Sergio Tamer", afirmou.

Participaram da reunião mais de 80 padres das 48 paróquias de São Luís-MA. O arcebispo de São Luis, Dom Belizário, destacou que a pastoral carcerária sempre existiu para dar assistência aos presos, mas que agora todas as paróquias estão envolvidas neste processo, sendo que três paróquias podem ser responsáveis pelo trabalho espiritual em cada unidade. "Está é a retomada da pastoral carcerária com a participação de todas as igrejas. Vamos fazer visitas aos detentos, na defesa dos direitos, além do trabalho externo nas paróquias com os familiares do apenados", disse.

Os padres vão passar por um curso de formação a ser ministrado pela Sejap, para conhecerem a realidade do contexto prisional no Estado do Maranhão.

Fonte: O Imparcial.