Tem início o Curso de Atualização em Liturgia

10/01/2013 08:08

Curso_em_Atualizacao_em_Liturgia_JAN2013Teve início em São Paulo (SP), do dia 3 a 25 de janeiro, o Curso de Atualização em Liturgia, promovido pelo Centro de Liturgia Dom Clemente Isnard, com o apoio da Comissão Episcopal Pastoral para a Liturgia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). O evento conta com a participação de agentes de Pastoral Litúrgica do Amazonas, São Paulo, Minas Gerais, Santa Catarina, Espírito Santo, Rio de Janeiro e Paraná.

A finalidade do curso é construir um saber teológico-litúrgico focado na partilha e na busca de caminhos para a liturgia no Brasil, à luz da renovação proposta pelo Concílio Vaticano II e outros pronunciamentos do magistério da Igreja, em particular na América Latina.

Segundo irmã Veronice Fernandes, uma das coordenadoras do curso, a inspiração para a realização do curso foram as comemorações do Concílio Vaticano II. “Neste ano da comemoração do jubileu da Sacrosanctum Concilium é um dom poder dedicar tempo para a formação litúrgica, tão desejada pelo Concílio Vaticano II”.

Para Alex Lopes Figueira, da diocese de Cachoeiro de Itapemirim (ES), os participantes vivenciam os ofícios e as experiências oferecidas pelos assessores à luz da Sacrosanctum Concilium e das referências bíblicas, procurando aprofundar o sentido que a liturgia nos oferece nas mais diferentes formas de expressão. “De fato, a formação vem ao encontro a todas as nossas lideranças, trazendo profundas contribuições para o crescimento e o fortalecimento de nossas comunidades”, destacou.

“O curso de Atualização tem sido, até o presente momento, uma grande referência em todos os aspectos e dimensões litúrgicas. Uma baliza para tantas dioceses que buscam uma inteireza litúrgica para suas lideranças na atualidade”, afirmou a participante Marinês Bressan Frandolozo, de Santa Catarina.

Já para o frei Carlos Eduardo Fernandes, a importância de estar num curso como este é perceber o quanto “devemos, sempre, estar em função da verdadeira liturgia da Igreja. Isto deve acontecer para que Cristo apareça sempre e todo fiel se reúna em comunidade para celebrar com Cristo para se cristificar e viver como Ele em sua vida cristã!”, concluiu.

Fonte: CNBB.