A Lei de Deus visa a nossa santificação - Mt 5,17-19.

14/03/2012 07:43

Preparação para a Leitura Orante

 

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que navegam pela web:

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Espírito Santo que procede do Pai e do Filho, tu estás em mim, falas em mim, rezas em mim, ages em mim.

Ensina-me a fazer espaço à tua palavra, à tua oração, à tua ação em mim para que eu possa conhecer o mistério da vontade do Pai.

Amém.

 

Leitura Orante

Mt 5,17-19

 

Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu.

 

O que diz o texto do dia?

 

COMENTÁRIO 1

 

- Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo. Eu afirmo a vocês que isto é verdade: enquanto o céu e a terra durarem, nada será tirado da Lei - nem a menor letra, nem qualquer acento. E assim será até o fim de todas as coisas. Portanto, qualquer um que desobedecer ao menor mandamento e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado o menor no Reino do Céu. Por outro lado, quem obedecer à Lei e ensinar os outros a fazerem o mesmo será considerado grande no Reino do Céu. Pois eu afirmo a vocês que só entrarão no Reino do Céu se forem mais fiéis em fazer a vontade de Deus do que os mestres da Lei e os fariseus.

 

- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não mate. Quem matar será julgado." Mas eu lhes digo que qualquer um que ficar com raiva do seu irmão será julgado. Quem disser ao seu irmão: "Você não vale nada" será julgado pelo tribunal. E quem chamar o seu irmão de idiota estará em perigo de ir para o fogo do inferno. Portanto, se você estiver oferecendo no altar a sua oferta a Deus e lembrar que o seu irmão tem alguma queixa contra você, deixe a sua oferta ali, na frente do altar, e vá logo fazer as pazes com o seu irmão. Depois volte e ofereça a sua oferta a Deus.

 

- Se alguém fizer uma acusação contra você e levá-lo ao tribunal, entre em acordo com essa pessoa enquanto ainda é tempo, antes de chegarem lá. Porque, depois de chegarem ao tribunal, você será entregue ao juiz, o juiz o entregará ao carcereiro, e você será jogado na cadeia. Eu afirmo a você que isto é verdade: você não sairá dali enquanto não pagar a multa toda.

 

- Vocês ouviram o que foi dito: "Não cometa adultério." Mas eu lhes digo: quem olhar para uma mulher e desejar possuí-la já cometeu adultério no seu coração. Portanto, se o seu olho direito faz com que você peque, arranque-o e jogue-o fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ser atirado no inferno. Se a sua mão direita faz com que você peque, corte-a e jogue-a fora. Pois é melhor perder uma parte do seu corpo do que o corpo inteiro ir para o inferno.

 

- Foi dito também: "Quem mandar a sua esposa embora deverá dar a ela um documento de divórcio." Mas eu lhes digo: todo homem que mandar a sua esposa embora, a não ser em caso de adultério, será culpado de fazer com que ela se torne adúltera, se ela casar de novo. E o homem que casar com ela também cometerá adultério.

 

- Vocês ouviram o que foi dito aos seus antepassados: "Não quebre a sua promessa, mas cumpra o que você jurou ao Senhor que ia fazer." Mas eu lhes digo: não jurem de jeito nenhum. Não jurem pelo céu, pois é o trono de Deus; nem pela terra, pois é o estrado onde ele descansa os seus pés; nem por Jerusalém, pois é a cidade do grande Rei. Não jurem nem mesmo pela sua cabeça, pois vocês não podem fazer com que um só fio dos seus cabelos fique branco ou preto. Que o "sim" de vocês seja sim, e o "não", não, pois qualquer coisa a mais que disserem vem do Maligno.

 

Jesus diz que não veio abolir a Lei, os mandamentos, mas aperfeiçoá-los. Fala de um novo Reino onde para entrar é preciso que se supere os doutores da Lei, ou seja, é preciso não apenas conhecer a doutrina, os deveres, mas praticá-los, vivê-los.

 

COMENTÁRIO 2

 

Após a proclamação das bem-aventuranças, Mateus, no Sermão da Montanha, apresenta o ensinamento de Jesus sobre a novidade do Reino dos Céus. O ingresso no Reino implica novas práticas que superam as tradições que refletem puros interesses humanos, tanto gentílicas como judaicas.

 

Neste texto de hoje, Mateus relaciona a Lei e os Profetas com os mandamentos das Bem-aventuranças. Dessa maneira ele prepara as seis contraposições entre a Lei e o Reino dos Céus, que virão a seguir, introduzidas por: "Ouvistes o que foi dito aos antigos... eu, porém, vos digo". Com sua redação, Mateus procura mostrar às suas comunidades originárias do judaísmo que suas esperanças estão se realizando na novidade do Reino dos Céus. Jesus vem para cumprir a Lei e os profetas. Contudo, este cumprimento se dá por uma conversão radical às novas práticas das bem-aventuranças proclamadas por Jesus. Estas são os novos mandamentos a serem vivenciados na humildade e no amor. A prática e o ensinamento destes mandamentos correspondem à nova justiça, muito superior do que a dos escribas e fariseus, e significam a entrada no Reino dos Céus.

 

José Raimundo Oliva

 

COMENTÁRIO 3

 

Para Jesus a lei moral é obra da sabedoria divina. Por isso, podemos defini-la – em sentido bíblico – como uma instrução paterna, uma pedagogia de Deus. Ela descreve ao homem os caminhos, as regras de procedimento que o levam à bem-aventurança prometida pelo Senhor e lhe proíbe os caminhos do mal que o desviam de Deus e do Seu amor. Ao mesmo tempo, firme nos Seus preceitos e amável nas Suas promessas, eis a razão do porquê Jesus diz: “O céu e a terra passarão; porém, nada será tirado da Lei – nem a menor letra, nem qualquer acento”.

 

Portanto, a questão da obediência aos mandamentos divinos – ou tudo quanto Deus ordena – não visará à salvação, pois entra no campo da santificação, e não da justificação. Entender o papel da Lei como meio de salvação seria um uso “ilegítimo” dela (cf. 1Timóteo 1,8).

 

O fracasso espiritual de Israel, que motivou sua rejeição como propriedade de Deus, não estava na Lei que é perfeita, santa, justa, boa, espiritual e prazerosa (Salmo 19,7; Romanos 7,12.14. 22), mas na atitude de autoconfiança do povo quanto às suas possibilidades de obedecê-la plenamente. Por isso é que Jesus, dirigindo-se ao povo, diz : “Não pensem que eu vim para acabar com a Lei de Moisés ou com os ensinamentos dos Profetas. Não vim para acabar com eles, mas para dar o seu sentido completo“. Assim, Ele ressaltou os princípios básicos da Lei divina como sendo “amor a Deus sobre todas as coisas” e “amor ao próximo como a si mesmo” (Mateus 22,36-40).

 

Com pouca margem de erro, eu diria que há preceitos de caráter cerimonial, civil e moral na Lei divina, independentemente de ocorrer tal linguagem “técnica” nas páginas bíblicas, fato reconhecido por confissões de fé e autoridades cristãs de diferentes confissões do passado e do presente. Em toda a Lei está a defesa da vida que, afinal, é um dom de Deus.

 

No “Sermão da Montanha” (Mateus 5 a 7), bem como no “diálogo com o jovem rico” (Mateus 19,16ss), Cristo, ao tratar do verdadeiro espírito da Lei, nos lembra que Deus leva em conta não só a mera obediência a Seu texto, mas as reais e íntimas intenções do indivíduo quanto a tal obediência.

 

Nenhum dos mandamentos da Lei de Deus têm aplicação limitada a Israel. O próprio princípio do sábado foi estendido aos “filhos dos estrangeiros” (Isaías 56,2-8), e todas as pessoas de todas as nacionalidades têm necessidade de um dia regular de repouso, daí por que “o sábado foi feito por causa do homem” (Marcos 2,27).

 

No novo concerto, os princípios básicos da Lei divina são escritos por Deus nos corações e mentes dos Seus filhos – judeus ou gentios – nos moldes do que havia sido prometido ao antigo Israel em Ezequiel 36,26-27 e Jeremias 31,31-33.

 

Nos debates de Cristo com os escribas e fariseus sobre o sábado, o Senhor está corrigindo a prática extremada e insensível deles no que se refere ao Decálogo [dez mandamentos], mas não combatendo uma norma estabelecida por Ele próprio como Criador e Legislador (ver Mateus 12,1-12; Heb 1,2).

 

João, em Apocalipse 1,10 refere-se ao “Dia do Senhor” – que para nós católicos é o domingo – como sendo um dia especial dedicado a Deus. Portanto, Ele mantinha um dia especial de observância, como estabelecido no 3º mandamento da Lei de Deus: santificar os domingos e festas de guarda.

 

Padre Bantu Mendonça

 

O que o texto diz para mim hoje?

 

Como vivo a Lei de Deus? Você se recorda dos 10 Mandamentos? Vale, enste momento, recordá-los:

 

1. Amar a Deus sobre todas as coisas.

2. Não tomar seu santo nome em vão.

3. Guardar domingos e festas.

4. Honrar pai e mãe.

5. Não matar.

6. Não pecar contra a castidade (fidelidade).

7. Não furtar.

8. Não levantar falso testemunho.

9. Não desejar a mulher do próximo.

10. Não cobiçar as coisas alheias.

 

Todos estes mandamentos têm sua centralidade no mandamento do amor.

 

Recordamos ainda, os Bispos que, na Conferência de Aparecida, disseram sobre o discípulo: "Para ficar parecido verdadeiramente com o Mestre é necessário assumir a centralidade do Mandamento do amor, que Ele quis chamar seu e novo: "Amem-se uns aos outros, como eu os amei" (Jo 15,12). Este amor, com a medida de Jesus, com total dom de si, além de ser o diferencial de cada cristão, não pode deixar de ser a característica de sua Igreja, comunidade discípula de Cristo, cujo testemunho de caridade fraterna será o primeiro e principal anúncio, "todos reconhecerão que sois meus discípulos" (Jo 13,35)." (DAp 138)

 

Como vivo o mandamento do amor?

 

O que o texto me leva a dizer a Deus?

 

Rezo, com todos os cristãos, o Hino do amor

 

HINO AO AMOR

Pe. Zezinho, scj

Se eu desvendasse os mistérios do universo, mas não tivesse amor;

se o dom das línguas eu tivesse em prosa e verso, mas não tivesse amor,

seria um sino barulhento e falador!

 

Se eu conhecesse umas quinhentas profecias, mas não tivesse amor;

se eu conhecesse todas as teologias, mas não tivesse amor;

teria tudo, menos Deus a meu favor!

 

Amor é graça, amor é força amor é luz,

não é vaidoso, não derruba não seduz,

não sente inveja, nem orgulho nem rancor,

sabe perder mas não se sente perdedor.

Amor aplaude mas educa o vencedor

Amor perdoa mas educa o pecador,

não atrapalha não bloqueia: faz andar,

espera e crê, porque o amor sabe esperar.

 

Vem do passado, mas não é ultrapassado.

Tem seus limites o saber e a religião,

mas o amor aí não acaba nunca não (2x).

Agora vemos por imagens ou sinais,

mas o amor, aí, o amor é muito mais (2x).

mas o amor, ah, o amor é bom demais!

Há mil verdades do outro lado da janela,

mas o amor é a maior de todas elas!...

(CD Canções que a fé escreveu, COMEP)

Veja vídeo em https://youtu.be/mCwumbgmDPc

 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

 

Sou uma pessoa convocada pela Palavra do Evangelho a viver integralmente a Lei que Jesus Cristo resumiu no amor. Assim posso viver o dia de hoje e todos os outros.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém. 

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Fonte: Paulinas e Canção Nova.