A oração eficaz nasce de um coração humilde, simples e puro - Lc 18,9-14.

17/03/2012 07:42

Preparação para a Leitura Orante

 

- A todos nós que nos encontramos neste ambiente virtual, paz de Deus, nosso Pai, a graça e a alegria de Nosso Senhor Jesus Cristo, no amor e na comunhão do Espírito Santo.

- Bendito seja Deus que nos reuniu no amor de Cristo!

Preparo-me para a Leitura, rezando com São Patrício que hoje celebramos:

 

VIVO

Vivo pela força de Deus,

pelo poder de Deus a me sustentar,

pela sabedoria de Deus a me orientar,

pelos olhos de Deus iluminando meu caminho!

Vivo

Pela Palavra de Deus pronunciada antes de mim,

Pela mão de Deus a me proteger,

Pelo caminho de Deus aberto à minha frente!

Cristo em meu descanso

Cristo no coração de toda pessoa que pensa em mim,

Cristo nos lábios de toda pessoa que fala em mim,

Cristo em todos os olhos que me vêem,

Cristo em cada ouvido que me escuta.

Fica comigo, Senhor! (São Patricio)

 

Leitura Orante
Lc 18,9-14

 

Jesus também contou esta parábola para os que achavam que eram muito bons e desprezavam os outros: Dois homens foram ao Templo para orar. Um era fariseu, e o outro, cobrador de impostos. O fariseu ficou de pé e orou sozinho, assim: "Ó Deus, eu te agradeço porque não sou avarento, nem desonesto, nem imoral como as outras pessoas. Agradeço-te também porque não sou como este cobrador de impostos. Jejuo duas vezes por semana e te dou a décima parte de tudo o que ganho." Mas o cobrador de impostos ficou de longe e nem levantava o rosto para o céu. Batia no peito e dizia: "Ó Deus, tem pena de mim, pois sou pecador!" E Jesus terminou, dizendo: Eu afirmo a vocês que foi este homem, e não o outro, que voltou para casa em paz com Deus. Porque quem se engrandece será humilhado, e quem se humilha será engrandecido.

 

O que diz o texto do dia?

COMENTÁRIO 1

 

Nesta parábola, Jesus fala de um fariseu que vive uma falsa religiosidade e de um publicano autêntico. O fariseu, satisfeito de si mesmo, se julga melhor e despreza os demais. Ele dá graças a Deus pela sua própria bondade e observâncias. O publicano era tido como pecador. Diante de Deus ele não rejeita este rótulo. Assume-o no arrependimento. E pede piedade: "tem pena de mim, ó Deus". Nesta parábola, Jesus nos ensina que o arrependimento e a confissão de nossos pecados são atitudes de humildade que nos libertam diante de Deus.

 

COMENTÁRIO 2

 

Nesta parábola de sua exclusividade, Lucas faz um confronto entre duas atitudes fundamentais. De um lado estão aqueles que se julgam justos, puros, e ensoberbecidos desprezam os outros. São autossuficientes e, se invocam a Deus, é mais para se exibirem do que por um ato de humildade. Do outro lado estão os simples e humildes. Estes são conscientes de sua fragilidade e reconhecem em Deus seu amparo e proteção. Estas duas atitudes são caracterizadas por Lucas a partir de um momento de oração, em duas personagens: um fariseu e um publicano. O fariseu, em posição ostensiva, orava em seu íntimo, com toda convicção de sua própria justiça e superioridade, desprezando o publicano que jazia prostrado a distância. Por outro lado, o publicano, em sua humildade e abandono, tinha o coração todo voltado para Deus. Contudo, o justo a seus próprios olhos está longe de Deus, enquanto o pequeno e humilde está em comunhão com Deus.

 

José Raimundo Oliva

 

COMENTÁRIO 3

 

O Evangelho de hoje nos mostra, com clareza, qual é o pensamento de Jesus a respeito da nossa oração, não somente no que se relaciona ao nosso vínculo com os outros, mas, especialmente, diante de Deus que nos conhece mais do que nós mesmos.

 

Lendo o Evangelho de hoje, fiquei muito feliz, porque acredito que essa mensagem seja capaz de mudar, de forma concreta, a nossa vida, uma vez que passamos a compreender o sentido real e concreto do ato de ser humilde. Podemos ser transformados interiormente e executar gestos no nosso cotidiano que irá nos proporcionar sentimentos bons e alegres.

 

É interessante verificar os dois tipos de oração. O fariseu nomeia todas as suas observâncias, tudo que ele faz conforme ordena a Lei. Ele não conta nenhuma mentira, mas confia absolutamente no poder da sua prática para garantir a salvação. Assim, dispensa a graça de Deus, pois se a Lei é capaz de salvar, a graça não lhe é necessária. Ainda se dá ao luxo de desprezar os que não viviam como ele – ou porque não queriam ou porque não conseguiam: “Ó Deus, eu Lhe agradeço, porque não sou como os outros homens que são ladrões, desonestos, adúlteros, nem como esse cobrador de impostos”.

 

O publicano também não mente quando reza. Longe do altar, nem se atrevia a levantar os olhos para o céu, mas batia no peito em sinal de arrependimento e dizia: “Meu Deus, tenha piedade de mim que sou pecador“. Era verdade mesmo, porque ele era vigarista, ladrão, opressor do seu povo, traidor da sua raça. Ele tem consciência disso, e não só disso, mas do fato de que, por ele mesmo, é incapaz de mudar a sua situação moral. A sua única esperança é jogar-se diante da misericórdia divina.

 

Para o espanto de Seus ouvintes, Jesus afirma que o desprezado publicano voltou para a casa “justificado” por Deus, pois é Deus quem nos torna justos por pura gratuidade, e não em recompensa por termos observado as minúcias da Lei.

 

E como entrou o “farisaísmo” nas nossas tradições de espiritualidade! Como as nossas pregações reduziram a fé e o seguimento de Jesus a uma observância externa de uma lista de leis! Como reduzimos Deus a um mero “banqueiro” que, no fim da vida, faz as contas e nos dá o que nós “merecemos” segundo uma “teologia de retribuição”! Mas e a graça de Deus? E a cruz de Cristo?

 

Paulo mudou de vida quando descobriu que a Lei – por tão importante que fosse como “pedagoga” – não era capaz de salvar, porque  é Deus quem nos salva, por meio de Jesus Cristo, sem que tenhamos nenhum mérito. Com esta descoberta, Paulo se libertou. Ele defendia esse seu “Evangelho” a ferro e fogo!

 

O texto de hoje nos convida a examinar até que ponto deixamos o “farisaísmo” entrar em nossa vida; até que ponto confiamos em nós mesmos como agentes da nossa salvação; até que ponto nos damos o direito de julgar os outros conforme os nossos critérios. É uma advertência saudável e oportuna que alerta contra uma mentalidade “elitista” e “excludente”, que pode insinuar-se na nossa espiritualidade, como fez na do fariseu, sem que tomemos consciência disso.

 

Portanto, esse Evangelho é transformador: ele vem nos ensinar que a nossa oração é um meio de comunicação eficaz com o Pai, mas só subirá aos céus se nascer de um coração humilde, simples e puro. Se quisermos ser justificados e elevados diante de Deus, precisamos diminuir para que Ele cresça em nós.

 

“Meu Deus, é preciso que eu diminua e que Cristo cresça em mim. Dê-me um coração puro e humilde. Assim como aquele cobrador de impostos clamou ao Senhor, eu também Lhe peço agora: ‘tende piedade de mim, que sou pecador!’”

 

Padre Bantu Mendonça

 

O que o texto diz para mim hoje?

 

Como Jesus, pelo poder do Espírito, tenho algo a agradecer ao Pai.

 

O que o texto me diz no momento? O texto me fala da autêntica oração que supõe o reconhecimento de nossos limites e da ação de Deus. Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "O sacramento da reconciliação é o lugar onde o pecador experimenta de maneira singular o encontro com Jesus Cristo, que se compadece de nós e nos dá o dom de seu perdão misericordioso, faz-nos sentir que o amor é mais forte que o pecado cometido, nos liberta de tudo o que nos impede de permanecer em seu amor, e nos devolve a alegria e o entusiasmo de anunciá-lo aos demais com o coração aberto e generoso." (DAp 254).

 

O que o texto me leva a dizer a Deus?

 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a

 

Oração da Campanha da Fraternidade 2012

 

Senhor Deus de amor,

Pai de bondade,

nós vos louvamos e agradecemos

pelo dom da vida,

pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,

em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos

e de todos os sofredores,

sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.

Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão

se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,

e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

 

Vou olhar o mundo e a vida com os olhos de Deus. Vou viver meu diz com o coração agradecido ao Pai e na alegria de poder testemunhá-lo.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Fonte: Paulinas e Canção Nova.