2º Retiro Arquidiocesano das Santas Missões Populares

05/10/2011 08:45

ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO
2º RETIRO ARQUIDIOCESANO DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

Aconteceu nos dias 01 e 02 de Outubro de 2011, o 2º Retiro Arquidiocesano das Santas Missões Populares, na quadra pólio esportivo do Centro Educacional São José Operário da Congregação dos Pobres Servos da Divina Providência, localizado na Avenida Divina Providência no bairro da Cidade Operária. Sob a Coordenação do Pe. Crizantonio da Conceição Silva, pároco da Paróquia Nossa Senhora da Luz no Município Paço do Lumiar-MA e Coordenador Arquidiocesano das Santas Missões Populares em São Luís e a assessoria do Missionário Alemão Pe. Firmino Spiegel – Presbítero Fidei Donum , articulador das Santas Missões Populares.

Com um número de 497 missionários, vindos das 30 paróquias aqui registradas:

1. Nossa Senhora de Nazaré –Cohatrac
  26. Nossa Senhora da Glória e São Judas Tadeu – Alemanha
  27. São José e São Pantaleão – Centro
  28. São João Batista – Centro
  29. Santíssima Trindade – Cidade Olímpica.

Com participação da Comissão Pastoral Arquidiocesana para Animação Litúrgica, Infância e Adolescência Missionária, Pastoral Familiar Arquidiocesana, Seminário Arquidiocesano de Teologia Santo Antonio, Seminário Arquidiocesano de Filosofia São João Maria Vianney e a participação integral do Bispo Auxiliar Dom José Carlos Chacorowski.

A animação durante todo o evento ficou sob a responsabilidade da Forania Anjo da Guarda.

Marcaram presença também os padres:

1. Daniel Soardo – Padre solidário da Paróquia Santíssima Trindade – Cidade Olímpica
  2. Frei Henrique – Pároco da Paróquia Sagrado Coração de Jesus – Bequimão
  3. Padre Nicolau Gizzi – Pároco da Paróquia São Raimundo Nonato –Conj. São Raimundo
  4. Pe. Antonio José Ramos Costa –Reitor do Seminário Arquidiocesano de Filosofia São João Maria Vianney e Vigário Paroquial da Paróquia Nossa Senhora de Nazaré –Cohatrac
  5. Pe. Rosalino Vanzin – Pároco da Paróquia São João Calábria – Cidade Operária
  6. Pe. Reginaldo da Costa Pereira – Pároco da Paróquia São Pedro Apóstolo –Raposa
  7. Pe. Gutemberg de Sousa Feitosa – Vice Reitor do Santuário São José de Ribamar
  8. Pe. Arnaldo – Pároco do Santuário Nossa Senhora da Conceição – Monte Castelo.

O encerramento do evento ficou marcado com a Celebração Eucarística presidida por Dom José Carlos e concelebrada pelos padres: Crizantonio da Conceição Silva, Daniel Soardo. Assim, todos os missionários voltaram para suas casas com o ardor missionário, para contagiar a Arquidiocese de São Luis e dar continuidade aos trabalhos que já vem desenvolvendo desde a realização do 1º Retiro realizado no mês de abril/ 2011. Agora entrarão em ação as grandes semanas missionárias, que as paróquias que abraçaram o projeto missionário da Arquidiocese irão realizar.

Vera Lúcia S. Brito.
Secretariado Arquidiocesano de Pastoral.

Fonte: Arquidiocese de São Luís.