Celebração na sede da UMBRASIL marca início do Ano Mariano.

28/03/2011 15:04

Uma celebração, na sede da União Marista do Brasil (UMBRASIL), em Brasília, marcou a abertura do Ano Mariano, que inspira uma reflexão acerca da vivência e do testemunho mariano na vida dos maristas. Entre cantos e bênçãos, diversas comunidades no Brasil e no mundo participaram da cerimônia por meio de videoconferência e de transmissão via internet.

O evento contou com a participação de importantes autoridades do cenário religioso do país, como o secretário executivo da Campanha da Fraternidade, padre Luiz Carlos Dias, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dos conselheiros gerais do Instituto dos Irmãos Maristas, irmão Joseph Soteras e irmã Eugène Kabanguka, e da presidente da Conferência Nacional dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Márian Ambrósio, que relembrou a importância da espiritualidade mariana para a Igreja: “Os religiosos do Brasil vivem este ano focados no tema “com os olhos fixos em Jesus”, quem melhor para nos ensinar a olhar para Jesus, que Maria?” disse irmã Márian.

Na composição da mesa que declarou oficialmente a abertura do Ano Mariano estavam, ainda, o presidente do Conselho Superior da União Marista do Brasil (UMBRASIL) e superior provincial da Província Marista Brasil Centro-Norte (PMBCN), irmão Wellington Mousinho de Medeiros, o diretor-presidente da UMBRASIL, irmão Arlindo Corrent, o superior provincial da Província Marista do Rio Grande do Sul (PMRS), irmão Inácio Nestor Etges, o superior provincial da Província Marista Brasil Centro-Sul (PMBCS), irmão Davide Pedri, o secretário executivo da UMBRASIL, irmão Valdícer Civa Fachi, padre José Maria da Silva, representando a Congregação dos padres Maristas, e irmã Maria Aparecida Cangussú Santana, representando a Congregação das Irmãs Maristas.

Um vídeo com a fala do superior geral dos Irmãos Maristas, irmão Emili Turú, da superiora geral das Irmãs Maristas, irmãs Jane Frances O’Carroll, e do Superior Geral dos Padres Maristas, padre John Hannan, motivando a todos, recordou Maria com a inspiradora de tão grande projeto no mundo.

No final da celebração, o padre José Maria abençoou as imagens de Maria Peregrina da Nova Terra que serão levadas às Províncias Maristas no Brasil e do Distrito da Amazônia em peregrinação, auxiliando na vivência e motivação ao longo do ano.

O evento marcou o início de uma caminha que se estende até 2012, com o encerramento do Ano Mariano. Com o tema “Maria no coração da Igreja” e o lema “Com Maria para uma nova terra”, o desenvolvimento do Ano Mariano acontece com preces, orações, simpósios, peregrinações e diversos movimentos gerados em cada comunidade marista no país. São esses gestos e ações que darão a tônica da participação de cada um nesse ano que quer ser um marco na vivência da espiritualidade mariana no Brasil.

Para o secretário executivo da UMBRASIL, o convite a viver e celebrar o Ano Mariano, mais que conhecer a Maria, nos leva a nos aproximar de Jesus Cristo, centro e sentido de nossas vidas: “Tantas pessoas ansiosamente esperam este Ano, não como uma novidade a mais, mas como possibilidade de redescobrir o sentido de Maria na própria vida e para a Instituição como aquela que indica o caminho do retorno a Jesus Cristo”, concluiu o irmão Fachi.

Fonte: CNBB.