Cumpramos a vontade de Deus todos os dias da nossa vida.

20/12/2012 07:52

 

Primeira leitura (Isaías 7,10-14)
 

Leitura do Livro do Profeta Isaías.

Naqueles dias, 10o Senhor falou com Acaz, dizendo: 11“Pede ao Senhor teu Deus que te faça ver um sinal, quer provenha da profundeza da terra, quer venha das alturas do céu”. 12Mas Acaz respondeu: “Não pedirei nem tentarei o Senhor”. 13Disse o profeta: “Ouvi então, vós, casa de Davi; será que achais pouco incomodar os homens e passais a incomodar até o meu Deus? 14Pois bem, o próprio Senhor vos dará um sinal. Eis que uma virgem conceberá e dará à luz um filho, e lhe porá o nome de Emanuel”.

- Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

 

Salmo (Salmos 23)
 

— O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!
— O Senhor vai entrar, é o Rei glorioso!

— Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável.
— “Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação? Quem tem mãos puras e inocente coração, quem não dirige sua mente para o crime.
— Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador”. “É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face.”

 

Evangelho (Lucas 1,26-38)

 

— O Senhor esteja convosco.
— Ele está no meio de nós.
— Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo + segundo Lucas.
— Glória a vós, Senhor.

26No sexto mês, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, 27a uma virgem, prometida em casamento a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da Virgem era Maria. 28O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o Senhor está contigo!”
29Maria ficou perturbada com estas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. 30O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, porque encontraste graça diante de Deus. 31Eis que conceberás e darás à luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. 32Ele será grande, será chamado Filho do Altíssimo, e o Senhor Deus lhe dará o trono de seu pai Davi. 33Ele reinará para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”.
34Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum?” 35O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do Altíssimo te cobrirá com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado Santo, Filho de Deus. 36Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, 37porque para Deus nada é impossível”. 38Maria, então, disse: “Eis aqui a serva do Senhor, faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se.

- Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor.

 

Homilia

 

Lucas mostra, no texto da anunciação do anjo à Maria, o cumprimento da promessa feita por Deus a Davi. Além disso, com referência a Jacó, pretende-se ver em Jesus a realização de todas as promessas.

 

Mateus recorda-se de que Jesus está na linha davídica através de José, ao passo que, no diálogo entre Maria e o anjo, descobre-se o cumprimento pleno da profecia de Isaías: “Uma virgem, permanecendo intacta, dará à luz um filho” (Is 7,14). A realização das promessas em Jesus Cristo é obra exclusiva de Deus, e não do homem.

 

A resposta pronta de Maria: “Eis a serva do Senhor”, revela a humildade da criatura humana diante da onipotência de Deus. É o humilde reconhecimento da verdade, da distância entre Criador e criatura, da vontade determinante que exige e cria em soberana liberdade e a vontade de uma pessoa humana, cuja liberdade consiste aqui em adaptar-se à santa vontade de Deus, para tudo conduzir na direção do Senhor.

 

Com o “faça-se em mim”, Maria dá a resposta única e final no projeto divino-humano para que os projetos dos homens se tornem divinizados. Esta frase de Maria é, ao mesmo tempo, disposição passiva e adesão ativa. Dá-se, neste instante, a adesão singela e pura à vontade de Deus claramente conhecida.

 

Exatamente nesta evidência é que está a grandeza. O que é determinante para Maria não é o seu próprio desejo, sua própria vontade, mas a Palavra de Deus. Como seria bom se todos nós cooperássemos com Ele neste projeto de fazer da vontade de Deus a nossa vontade, dos projetos d’Ele, os nossos projetos.

 

Acolhamos o convite de fazermos tudo para que o Senhor opere em nós o que quiser, a fim de que cumpramos a vontade d’Ele todos os dias da nossa vida.

 

Peçamos juntos: “Senhor, fazei conhecer os seus projetos sobre nós, porque queremos ser fiéis à sua vontade. Amém”.

Padre Bantu Mendonça

 

Fonte: Canção Nova.