“É tempo de destruir os sistemas que destroem a terra” (cf. Ap 11,18,c)

10/08/2011 19:29

É este o lema da 11ª Romaria da Terra e das Águas que acontecerá nos dias 10 e 11 de setembro próximo em Pequiá, na cidade de Açailândia. Este evento nos ajuda a aprofundar e a dar continuidade à reflexão e aos gestos concretos da CF/2011 que teve como tema: A Fraternidade e a Vida no Planeta e como lema: “A criação geme em dores de parto” (Rm 8,22).

Recordo que durante a quaresma em todas as paróquias e dioceses do Maranhão os círculos bíblicos, ou melhor, os grupos de famílias tiveram a oportunidade não só de refletir sobre o tema e o lema, mas também de preparar-se para esta Romaria, cuja realização foi proposta pelas 12 dioceses do Maranhão como parte do gesto concreto da mesma CF/2011. Certamente, que algumas pessoas já foram indicadas pelos respectivos grupos  para fazerem parte da caravana da nossa diocese, que estará presente em Açailândia.

Outro momento importante para preparar a Romaria foi a realização do Seminário, que aconteceu nos dias 9 e 10 de julho em Balsas, no Centro de Guadalupe. Nesta oportunidade, assessorados pela Irmã Martha Bispo, Antônio Criolo e Urubatan, foi-nos dada a possibilidade de refletir sobre o tema: “Terra, Água, Direitos: resistir, defender e construir”.

Basicamente, o seminário consistiu no estudo da cartilha que contém 4 encontros e que servirá de subsídio para as comunidades e grupos durante o mês de agosto.

- O primeiro encontro tem como tema: povos e comunidades tradicionais no Maranhão;

- o segundo: o papel do Estado;

- o terceiro: os grandes projetos;

- o quarto: resistências populares no Maranhão.

Como diz o Pe. Vanzella, secretário do nosso Regional, “estes encontros devem ser realizados como um caminho pedagógico a ser percorrido, tendo como horizonte a realização do seminário diocesano e a frutuosa participação do Regional NE 5 nesta Romaria da Terra e das Águas”.

O sucesso desta Romaria depende, em grande parte, de cada um de nós, a começar pelas lideranças de nossas comunidades e paróquias. Se os padres, os seminaristas, os religiosos (as), os (as) coordenadores (as) de pastorais, grupos e movimentos, estiverem bem motivados tudo vai dar certo  e honraremos nossa presença com uma excelente participação.

Outra coisa, alguém poderá achar estranho que em agosto, mês das vocações, o Conselho Diocesano proponha como roteiro de reflexão a cartilha de preparação para a Romaria.

Duas são as principais razões:

- a primeira, é de ordem prática, pois se trata de agosto o mês que antecede a Romaria, que acontecerá na primeira quinzena de setembro;

- a segunda, é porque sendo nós chamados à vida, a sermos filhos de Deus, somos também convocados por ele a cuidar de toda a sua obra.

Creio que não precisa muito esforço para compreender essa proposta e fazer uma bela  ligação entre o chamado a ser cristão e o cuidado com a criação. Portanto, empenhemo-nos, seja na preparação, como na participação da Romaria.

Enquanto não chega o grande dia, quando marcharemos para Açailândia, cantemos bendizendo e louvando a Deus pela Romaria, pela terra e pela água:

- “Bendita e louvada seja esta Santa Romaria, bendito o povo que marcha, tendo Cristo como guia”.

- “A terra é sagrada, feita por nosso Senhor, ele fez e deu ao homem, e também lhe ensinou que é nela que vivemos e a ela abençoou. É tão linda a natureza, é obra do Criador. E Deus deu a inspiração, o homem fez a plantação; foi assim que começou”.

- “Água que nasce na fonte, serena do mundo e que abre uma profunda grota; água que faz inocente riacho e deságua na corrente do ribeirão... águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão. Águas que banham aldeias e matam  a sede da população”.

Conclusão

Seja este tempo de preparação e depois de participação na Romaria mais uma bela oportunidade para compreendermos a urgência da interação entre fé e vida e também para entendermos a grave responsabilidade que como seres humanos e, sobretudo como cristãos, temos de zelar pelo planeta, principalmente pela mãe terra e pela irmã água, afim de que haja vida plena e abundante para tudo e para todos.

A todos (as) meu abraço e minha bênção.

Dom Enemésio Ângelo Lazzaris

Bispo diocesano de Balsas (MA)

Fonte: CNBB NE 5.