Encontro para CF 2013

05/12/2012 09:03

ARQUIDIOCESE DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO
CAMPANHA DA FRATERNIDADE 2013

TEMA: Fraternidade e Juventude LEMA: Eis-me aqui, envia-me. (Is 6,8)

Nos dias 26 e 27 de Novembro de 2013, aconteceu na Arquidiocese de São Luís, o Encontro de Capacitação para os Multiplicadores Paroquiais, que farão o repasse em suas respectivas paróquias, da temática que será abordada na Campanha da Fraternidade de 2013, que tem como tema: Fraternidade e Juventude e Lema: Eis- me aqui (Is 6,8).

O Encontro aconteceu no Salão Paroquial da Igreja São José e São Pantaleão-Centro, com a participação das nove Foranias da Ilha, totalizando um número de 250 participantes, o mesmo foi realizado sob a organização da Equipe Arquidiocesana de Campanhas e assessorado pelo jovem Delso de Jesus, da Paróquia Nossa Senhor da Glória e São Judas Tadeu-Alemanha e membro da Equipe Regional e Arquidiocesana de Campanhas. A Oração dos dois dias do encontro foi conduzida pelo Setor Arquidiocesano da Juventude.

“A Campanha da Fraternidade do ano de 2013, que retorna o tema Juventude, se propõe olhar a realidade dos jovens, acolhendo-os com a riqueza de suas diversidades, propostas e potencialidades; entendê-las e auxiliá-los neste contexto de profundo impacto cultural e de relações midiáticas;fazer-se solidária em seus sofrimentos e angústias, especialmente junto aos que mais sofrem com os desafios”. (TB-CF 2013)

O Encontro foi trabalhado a partir da apresentação da Campanha de um modo geral, a introdução e seus objetivos: geral e os específicos; obedecendo a metodologia do texto-base:

• Primeira parte –Fraternidade e Juventude abordando os assuntos que falam sobre o impacto da mudança de época; a cultura midiática e o fenômeno juvenil.
• Segunda parte – “Eis-me aqui, envia-me!” com os seguintes assuntos: jovens nas Sagradas Escrituras; jovens na história da Igreja, jovens seguidores de Cristo, jovem no coração da Igreja e protagonismo dos jovens.
• Terceira parte – Indicações para ações transformadoras onde foram abordados os assuntos: Converter-se aos jovens; abrir-se ao novo e o lema: Eis-me aqui, envia-me.
• Quarta parte – foi trabalhado o gesto concreto: Delso fez uma explanação sobre prestação de contas, falando sobre a importância das transparências que devem ter os projetos que são elaborados e enviados para os fundos: Fundo Diocesano de Solidariedade e Fundo Nacional de Solidariedade –(CARITAS).

O Tema foi muito bem trabalhado pelos participantes. No final houve trabalhos de grupos por Foranias e cada uma fez a sua proposta para serem desenvolvidas dentro das suas realidades.

São Luís, 03 de Dezembro de 2013.

Vera Lúcia Silva Brito.
Secretária Arquid. de Pastoral.

Fonte: Arquidiocese de São Luís.