Formação continuada com os formadores Arquidiocesanos das Santas Missões Populares.

06/09/2011 06:47

ARQUIDIOCESE DE SÃO LUIS DO MARANHÃO
400 ANOS DE ANÚNCIO DO EVANGELHO
“Como o Pai me enviou Eu também vos envio” (Jo 20, 21)

FORMAÇÃO CONTINUADA COM OS FORMADORES ARQUIDIOCESANOS DAS SANTAS MISSÕES POPULARES

No dia 25 de junho de 2011, das 8h30 às 12h30, na Cúria Metropolitana, realizou-se a primeira Formação Continuada com os Formadores Arquidiocesanos das Santas Missões Populares.  Início com um mantra “indo e vindo...” sob a coordenação da missionária Maria de Fátima da Paróquia São José dos Migrantes - Vila Itamar. Após o mantra foi feita a leitura do Sl 95 “Escutem o que Deus fala”. Houve momento de reflexão em silêncio, logo em seguida Pe. Crizantonio saudou a todos dando as boas vindas e agradecendo a presença e participação dos que estavam presentes e pediu proteção Divina aos que não puderam participar.

A Formação foi conduzida pelo Pe. Crizantonio, de acordo com orientação da apostila “Estudo do Evangelho de Mateus”, que todos já tinham em mãos e conheciam: “Partilhando a Boa Nova segundo Mateus e Lucas.

O estudo teve a seguinte estrutura:

Primeiro - foi feita uma revisão de tudo que já foi estudado nas duas formações anteriores, para ficarem atentos em alguns tópicos e pudessem tirar dúvidas, fazer questionamentos, enfim, um estudo bem aprofundado de tudo o que já foi lido e estudado.

Segundo - Houve um momento para que todos pudessem falar e partilhar o Evangelho de Mateus. Foi muito válido, pois os que participaram ficaram maravilhados com o que aprenderam a mais e como uma boa releitura os deixou mais cientes do que realmente o Evangelho de Mateus explica e quer passar como Boa Nova para um trabalho missionário, onde todos percebam e conheçam qual a verdadeira Missão de Jesus Cristo e quais as necessidades do povo, e ainda, ajudá-los a suprir essas necessidades e serem multiplicadores da Boa Nova.

Terceiro – A apostila foi toda revisada com muito cuidado e atenção até a página 7, para que pudessem até fazer comparações entre o Antigo e o Novo Testamento, principalmente nos primeiros 5 livros – Pentateuco.

De acordo com a apostila a Boa Nova Segundo Mateus, onde tem as explicações por meio de um desenho geométrico que constam as ações e os discursos de Jesus, para compreender melhor é preciso estudar e ler muito. Cada item indicado por número foi refletido de uma forma bem dinâmica, onde todos puderam juntos partilhar suas dúvidas, anseios e curiosidades.

Pe. Crizantonio fez um questionamento com a seguinte pergunta: Se acontecesse hoje na nossa Igreja destruição de tudo, perseguição e tudo de ruim que aconteceu no tempo da destruição, o que faríamos hoje enquanto povo de Deus e missionários? Algumas pessoas responderam com segurança que reorganizávamos tudo, devido à fé e os estudos atentos que temos hoje.

Para entender melhor por onde Jesus passou naquele tempo, Pe. Crizantonio expôs um mapa, que foi muito útil, e todos conseguiram identificar a região onde estamos estudando no Evangelho de Mateus e onde foi escrito – do outro lado para o povo mais simples e mais necessitado.

Pe. Crizantonio fez uma reflexão sobre a passagem: “É mais fácil um camelo passar pelo fundo de uma agulha, do que o rico alcançar o reino do céu”; Falou também da Vocação de Abraão – que é considerado o Pai da fé; Ainda para complementar e aprofundar o estudo citou: “Jesus foi ungido com o Espírito Santo para a Missão; No batismo de Jesus nasce uma nova criação. A água lava e purifica; Deus criou o Céu e a Terra e Jesus veio para que a justiça se cumprisse. E Nós iremos dar continuidade às coisas que estão faltando na sociedade entre os irmãos. Nós enquanto missionários temos que perceber a necessidade do povo e ajudá-los a suprir essas necessidades e sermos multiplicadores da Boa Nova.

Foi concluído o estudo dos andares: 1, 2 e 3, ficando para o próximo estudo que será no dia 23 de julho, no mesmo horário e local os andares: 4 e 5, e no mês de setembro estudaremos a Cobertura “ A Páscoa da Libertação” – A morte e ressurreição de Jesus marcam o fim da injustiça.

Pe. Crizantonio concluiu a formação dizendo aos missionários que: nenhum MISSIONÁRIO deverá ter medo de falar, pregar, porque Deus está conosco.  O estudo finalizou-se às 12h30 com oração e bênção final.

São Luís, 25 de junho de 2011.

Vera Lúcia Silva Brito.
Secretária Arquidiocesana de Pastoral e
Membro da Comissão Arquidiocesana das SMP.

Fonte: Arquidiocese de São Luís.