Há poder de Deus em nossa missão evangelizadora? - Lc 10,17-24

01/10/2011 08:07

Preparação para a Leitura Orante

 

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com todos os que se encontram com a Palavra neste espaço virtual:

 

Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: ilumina-me.

 

Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho.

 

Leitura Orante

 

Lc 10,17-24

 

Os setenta e dois voltaram muito alegres e disseram a Jesus:

 

- Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do nome do senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!

 

Jesus respondeu:

 

- De fato, eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo. Porém não fiquem alegres porque os espíritos maus lhes obedecem, mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu.

 

Naquele momento, pelo poder do Espírito Santo, Jesus ficou muito alegre e disse:

 

- Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos. Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.

 

- O meu Pai me deu todas as coisas. Ninguém sabe quem é o Filho, a não ser o Pai; e ninguém sabe quem é o Pai, a não ser o Filho e também aqueles a quem o Filho quiser mostrar quem o Pai é.

 

Então Jesus virou-se para os discípulos e disse só para eles:

 

- Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo! Eu afirmo a vocês que muitos profetas e reis gostariam de ter visto o que vocês estão vendo, mas não puderam; e gostariam de ter ouvido o que vocês estão ouvindo, mas não ouviram.

 

O que diz o texto do dia?

 

COMENTÁRIO 1

 

Os discípulos retornam da missão e o que mais os satisfez foi o fato de terem exorcizado o demônio, em nome de Jesus. Não contam nada do acolhimento das cidades à Boa Nova anunciada. Jesus lhes responde que mais importante que submeter o inimigo é pertencer ao Reino "porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu ". Este é também um momento de alegria. Jesus também "ficou muito alegre" e agradeceu ao Pai , Senhor do Céu e da terra. Os sábios a quem se refere são os chefes dos judeus. Os "sem instrução" são os discípulos, os que têm necessidade de aprender. Diz ainda: "Felizes são as pessoas que podem ver o que vocês estão vendo". Os discípulos são felizes, testemunhas privilegiadas dessa revelação do Mestre.

 

COMENTÁRIO 2

 

Os setenta e dois foram enviados à Samaria, durante a travessia desta região por Jesus e seus discípulos, que caminhavam rumo a Jerusalém. Agora os setenta e dois voltam. O clima é de alegria geral. A missão entre os gentios da Samaria foi bem sucedida. Lucas cuida de realçar este sucesso em contraposição às dificuldades das missões nas cidades de influência maior do judaísmo.

 

Jesus exulta de alegria no Espírito Santo pela revelação do Reino de Deus aos pequeninos e proclama a bem-aventurança daqueles que acolhem esta revelação.

 

José Raimundo Oliva

 

COMENTÁRIO 3

 

Jesus nos convida à missão de levar a paz ao mundo, assim como enviou os 72 discípulos. Assim como Ele é o enviado do Pai, assim quer cada um de nós seja seu enviado. Há, portanto, uma hierarquia entre Deus, seu Pai, Ele e os discípulos.

 

Jesus, tendo exercido de modo pleno o poder que recebeu de seu Pai, não quis guardar para si somente esta beleza de suplantar a tudo e a todos. E então repassou este poder para os 72 discípulos. E estes ficaram protegidos. E os demônios não puderam fazer mal nenhum a eles. Ao ponto dos discípulos ficarem admirados e afirmar: “Até os demônios nos obedeciam quando, pelo poder do Nome do Senhor, nós mandávamos que saíssem das pessoas!”

 

No versículo seguinte parece Jesus confirmar e engrandecer o poder dos discípulos: “Eu vi Satanás cair do céu como um raio. Escutem! Eu dei a vocês poder para pisar cobras e escorpiões e para, sem sofrer nenhum mal, vencer a força do inimigo”. Mas não. É verdade que eles fizeram maravilhas. Porém, este não é o foco principal e nem deve ser o motivo da nossa alegria… “mas sim porque o nome de cada um de vocês está escrito no céu”. Esta sim é a razão da minha e da sua fadiga. Do nosso martírio, renúncia e jejuns.

 

Jesus ressuscitado subindo aos céus encarrega aos doze apóstolos – sob a liderança de Pedro – a responsabilidade de continuar a missão de divulgar o Reino a todos os povos. E esta missão repleta do poder que vem do Mestre continua presente na Igreja em nossos dias.

 

Ninguém pode dar a si mesmo o mandato e a missão de anunciar o Evangelho. O enviado do Senhor fala e age não por autoridade própria, mas em virtude da autoridade de Cristo. Através dos Sacramentos do Batismo e da Confirmação (Crisma) nós, os batizados, recebemos todo este poder que Jesus transmitiu aos 72 discípulos.

 

Jesus fez uma oração ao Pai só para agradecer a Sabedoria de Deus, que revelou esse poder aos pequeninos que tiveram a coragem de deixar a timidez de lado, e enfrentar uma cidade desconhecida, com pessoas desconhecidas, e expulsar os demônios em Nome de Jesus! Você sabia que também tem esse poder? Que tal começar a pô-lo em prática?

 

Mas, quem será o “primeiro paciente”? Se você me fizesse esta pergunta, eu responderia que é você mesmo este “primeiro paciente”. Expulse de seu próprio interior a preguiça, a inveja, a ira, o orgulho, a vaidade, o egoísmo, a cobiça, a vanglória, a fofoca, a mentira, a luxúria, o adultério, o cigarro, a bebedeira… Tudo em Nome e no poder de Jesus!

 

Alerto a você, todavia, que isso só vai acontecer se houver esperança e confiança em Jesus – assim como Ele teve no Seu Pai. E, então, você se alegrará profundamente porque o seu nome estará escrito no Céu.

 

Padre Bantu Mendonça

 

O que o texto diz para mim, hoje?

 

Este texto me convida a avaliar a minha fé. Quais são as maravilhas que Deus realiza na minha vida e na vida de minha família, de minha comunidade? Sou feliz por ter meu nome escrito no céu? O que faço para que isto aconteça? Os bispos da América, em Aparecida, disseram: " Diante de tudo damos graças a Deus e o louvamos por tudo o que nos tem sido dado. (...) Sobretudo, nos tem sido dado Jesus Cristo, a plenitude da revelação de Deus, um tesouro incalculável, a "pérola preciosa" (cf. Mt 13,45-46). Verbo de Deus feito carne, Caminho, Verdade e Vida dos homens e das mulheres aos quais abre um destino de plena justiça e felicidade. Ele é o único Libertador e Salvador que, com sua morte e ressurreição, rompeu as cadeias opressivas do pecado e da morte, revelando o amor misericordioso do Pai e a vocação, dignidade e destino da pessoa humana." (DAp 6).

 

O que o texto me leva a dizer a Deus?

 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo com a oração de Jesus:

 

Ó Pai, Senhor do céu e da terra, eu te agradeço porque tens mostrado às pessoas sem instrução aquilo que escondeste dos sábios e dos instruídos.

 

Sim, ó Pai, tu tiveste prazer em fazer isso.

 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

 

Meu novo olhar é de fé. Em casa, na rua, no trabalho, onde estiver, em qualquer situação, vou contemplar a ação de Deus e na sua presença agradecer por revelar-se aos pequenos.

 

Bênção Bíblica

 

O Senhor o abençoe e guarde!

O Senhor lhe mostre seu rosto brilhante e tenha piedade de você!

O Senhor lhe mostre seu rosto e lhe conceda a paz!' (Nm 6,24-27).

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

 

Ir. Patrícia Silva, fsp

 

Fonte: Paulinas e Canção Nova.