Inscrições abertas para a Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários.

25/08/2011 08:48

Após quatro meses da realização da 1ª Semana de Formação Missionária para Párocos e Vigários, promovida pelas Pontifícias Obras Missionárias (POM) em parceria com o Centro Cultural Missionário (CCM), a formação volta a acontecer. Será novamente na sede nacional das POM, em Brasília, nos dias 3 a 7 de outubro. Segundo o diretor nacional das Pontifícias Obras Missionárias, padre Camilo Pauletti, a formação tem o objetivo de conscientizar os párocos e vigários da importância da missão na vida da Igreja.

"Estes encontros são momentos oportunos para ajudar a darmos um passo importante na animação missionária, nas paróquias, junto ao nosso povo, principalmente com o compromisso de que a missão vai além de nós, não tem fronteiras", explicou padre Camilo. Ainda segundo ele, "a questão missionária deve ser uma linha transversal de todas as pastorais e movimentos que existem em nossa Igreja".

O secretário nacional da Pontifícia União Missionária e São Pedro Apóstolo, padre Savio Corinaldesi, diz que a realização de encontros de formação como esse, são fundamentais e refletem o papel desenvolvido pelas POM em colaboração à dimensão missionária. "Nossa intenção é chegar o máximo possível junto às pessoas que tem influência na Igreja e encontros dessa natureza refletem essa meta", sublinhou.

O curso também responde ao forte apelo do papa Bento XVI que, na Mensagem para o Dia Mundial das Missões 2011, chama a atenção para a importância da dimensão missionária. "O anúncio incessante do Evangelho vivifica também a Igreja, o seu fervor e o seu espírito apostólico, renova os seus métodos pastorais, para que sejam cada vez mais apropriados às novas situações - inclusive as que exigem uma nova evangelização - e animados pelo impulso missionário", diz o pontífice num trecho do texto.

Da mesma forma, o Documento de Aparecida (DAp) é outro impulsionador da formação missionária para os párocos. "Um dos maiores desejos que se têm expressado nas Igrejas da América Latina e do Caribe, motivando a preparação da V Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, é o de uma valente ação renovadora das paróquias, a fim de que sejam de verdade espaços da iniciação cristã, da educação e celebração da fé, abertas à diversidade de carismas, serviços e ministérios [...]", aponta o DAp, que completa: "A V Conferência Geral é uma oportunidade para que todas as paróquias se tornem missionárias", conclui.

Temáticas

Durante o curso serão abordados temas como "Kairós da missão nos documentos do magistério com enfoque pastoral: do Vaticano II até Aparecida", com o secretário executivo do CCM, padre Estêvão Raschietti; "A caminhada Missionária da Igreja no Brasil desde a fundação da CNBB", com o fundador do Instituto Jesus Missionário dos Pobres, padre Gervásio Queiroga; "Organograma Missionário da Igreja no Brasil: Pontifícias Obras Missionárias, Campanha Missionária, Dia Mundial das Missões, Mês das Missões, com a equipe de secretários e direção nacional das POM".

Inscrições

Os interessados podem se inscrever por meio do preenchimento da ficha no site das POM (em breve aqui) e remeter pelo endereço postal das POM ou pelo próprio site no formulário disponível abaixo. O número de vagas é limitado, portanto, as inscrições serão aceitas pela ordem de chegada.

Fonte: CNBB.