Jesus é Senhor e Deus - Jo 20,19-31.

01/05/2011 07:00

Ao anoitecer daquele dia, o primeiro da semana, os discípulos estavam reunidos, com as portas fechadas por medo dos judeus. Jesus entrou e pôs-se no meio deles. Disse: "A paz esteja convosco". Dito isso, mostrou-lhes as mãos e o lado. Os discípulos, então, se alegraram por verem o Senhor. Jesus disse, de novo: "A paz esteja convosco. Como o Pai me enviou também eu vos envio". Então, soprou sobre eles e falou: "Recebei o Espírito Santo. A quem perdoardes os pecados, serão perdoados; a quem os retiverdes, lhes serão retidos". Tomé, chamado Gêmeo, que era um dos Doze, não estava com eles quando Jesus veio. Os outros discípulos contaram-lhe: "Nós vimos o Senhor!" Mas Tomé disse: "Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos, se eu não puser a mão no seu lado, não acreditarei". Oito dias depois, os discípulos encontravam-se reunidos na casa, e Tomé estava com eles. Estando as portas fechadas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: "A paz esteja convosco". Depois disse a Tomé: "Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado e não sejas incrédulo, mas crê!" Tomé respondeu: "Meu Senhor e meu Deus!" Jesus lhe disse: "Creste porque me viste? Bem-aventurados os que não viram, e creram!" Jesus fez diante dos discípulos muitos outros sinais, que não estão escritos neste livro. Estes, porém, foram escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome.
 


Preparação para a Leitura Orante

 

Preparo-me para rezar a Palavra, com a prece de São Tomás de Aquino:


Espírito Santo, Deus de amor,
concede-me:uma inteligência que te conheça,
uma inquietação que te procure,
uma sabedoria que te encontre,
uma vida que te agrade,
uma perseverança que,
enfim, te possua. Amém.

 

O que diz o texto do dia?

 

COMENTÁRIO 1

 

A comunidade reunida e unida com a presença do Senhor Ressuscitado se fortalece e cresce. Recebe o Espírito Santo e a missão. Tomé não está presente. Por isso tem dificuldade para crer. Não acredita no primeiro anúncio que os apóstolos fazem depois de estarem com o Senhor. Tomé diz, em outras palavras, que precisa ver para crer. Uma semana depois, todos estão reunidos e, desta vez, Tomé está também. O Ressuscitado o convida para tocar as chagas. É quando ele faz aquela bela oração: "Meu Senhor e meu Deus!" E Jesus diz: " Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!" O Evangelho conclui com dizendo sua finalidade: "para que crendo, tenham vida por meio de Jesus".

 

COMENTÁRIO 2

 

João inicia esta narrativa de aparição do ressuscitado tomando a mesma fonte da narrativa de Lucas: Jesus aparece entre os discípulos reunidos, anuncia-lhes a paz e mostra-lhes as chagas. Em João os discípulos estão com as portas trancadas com medo dos judeus. Este detalhe exprime a situação da comunidade de João, excluída pelos judeus, os quais, inclusive, denunciavam os cristãos aos romanos. Porém o ressuscitado liberta a comunidade do medo e lhes traz a alegria. Em João, Jesus mostra as chagas das mãos e a do lado. É a confirmação de sua identificação com Jesus de Nazaré que foi crucificado. Agora, conforme anunciara nos discursos de despedida, Jesus comunica aos discípulos a Paz e o Espírito, com seu sopro amoroso sobre eles. Em Lucas há apenas a comunicação da Paz, pois o dom do Espírito, como línguas de fogo sobre cada um, no estilo de teofania do Primeiro Testamento, é transferido para o episódio de Pentecostes, em Atos. Os discípulos são enviados em missão, com o conforto do Espírito. Suas comunidades são responsáveis pela prática da misericórdia no acolhimento dos pecadores convidados à conversão. Tomé, ausente por ocasião da aparição de Jesus, ao reencontrar os demais discípulos poderia ter acreditado no testemunho deles, afirmando sua fé sem ver o ressuscitado. Mas assim não foi. Tomé quer ver e tocar. Oito dias depois, Jesus volta ao meio deles, agora com a presença de Tomé. Vendo e ouvindo Jesus, sem tocá-lo, Tomé faz sua confissão de fé.

 

Tomé, ao vacilar entre o ver e o crer, motivou o pronunciamento de Jesus sobre a bem-aventurança dos que crêem sem ver o ressuscitado. As narrativas de aparições do ressuscitado são um fator de convencimento da continuidade de Jesus em vida. Porém para crer na presença de Jesus entre nós não são necessárias aparições. Somos chamados à bem-aventurança dos que crêem sem verem (segunda leitura). É a fé das primeiras comunidades que viviam a partilha no amor (primeira leitura). A fé em Jesus de Nazaré, ressuscitado, que continua vivo entre nós, leva a reconhecer a presença de Jesus nos sinais do amor que se manifesta nas diversas comunidades, nas diversas culturas hoje. Assumir esta fé nos move à solidariedade global pela paz e pela vida, superando o Império da fome, da guerra, e da morte.


José Raimundo Oliva

 

COMENTÁRIO 2

 

No texto anterior ao de hoje, Maria Madalena trouxe a notícia da Ressurreição aos discípulos incrédulos. Agora, é o próprio Jesus que aparece a eles. Não há reprovação nem queixa nas Suas palavras, apesar da infidelidade de todos eles, mas somente a alegria e a paz que já havia prometido no último discurso. Duas vezes Jesus proclama o Seu desejo para a comunidade de Seus discípulos – “A paz esteja com vocês”.

 

O nosso termo “paz” procura traduzir – embora de uma maneira inadequada – o termo hebraico “Shalom”, que é muito mais do que “paz” conforme o nosso mundo a compreende. O “Shalom” é a paz que vem da presença de Deus, da justiça do Reino, e não das armas.

 

Jesus não promete a “paz do comodismo”, pelo contrário, envia os Seus discípulos à missão árdua em favor do Reino. Contudo, Ele promete o “Shalom”, pois nunca abandonará a quem procura viver na fidelidade ao projeto de Deus. Jesus soprou sobre os discípulos, – como Deus fez sobre Adão quando infundiu nele o espírito de vida – e os recria com o Espírito Santo.

 

Normalmente, imaginamos o Espírito Santo descendo sobre os discípulos em Pentecostes, como Lucas descreve em Atos. Mas esse acontecimento é a descida oficial e pública do Espírito para dirigir a missão da Igreja no mundo. Para João, o dom do Espírito, que da sua natureza é invisível, flui da glorificação de Jesus, da Sua volta ao Pai. O dom do Espírito – neste texto – tem a ver com o perdão dos pecados.

 

Mais uma vez, num domingo, Jesus aparece aos discípulos. Desta vez, Tomé está presente.

 

Em Tomé, vejo a mim e a você quando – diante dos sofrimentos e tribulações da vida – vacilamos e quando duvidamos do poder do Cristo Ressuscitado. Todavia, como Jesus fez e disse a Tomé, Ele também faz e diz para nós. Primeiro, fortalece nossa fé e depois nos torna felizes, por acreditarmos sem O termos visto: “Felizes os que acreditam sem Me terem visto”.

 

Essa é muitas vezes a realidade da nossa fé – acreditar, contra todas as aparências, que o bem é mais forte do que o mal, a vida do que a morte, o “Shalom” do que a prepotência. Somente uma fé profunda e uma experiência da presença do Cristo Ressuscitado vai nos dar essa firmeza.

 

Tomé confessa Jesus nas palavras que o Salmista usa para Javé no Salmo 35,23. No primeiro capítulo do Evangelho de João, os discípulos deram a Jesus uma série de títulos que indicaram um conhecimento crescente de quem Ele era. Aqui, Tomé lhe dá o título final e definitivo: Jesus é Senhor e Deus!

 

Essa deve ser a minha e a sua atitude: confessar plenamente que Jesus é o Senhor! Ele, o Príncipe da Paz.

 

Padre Bantu Mendonça

 

O que o texto diz para mim, hoje?


Sou uma pessoa que marco presença na comunidade? Por acaso, sou como Tomé? Preciso ver para crer?


Ou posso tomar para mim, a afirmação de Jesus: " Felizes são os que não viram, mas assim mesmo creram!" Os bispos na V Conferência falaram muitas vezes da fé: "O "irmão" de Jesus (cf. Jo 20,17) participa da vida do Ressuscitado, Filho do Pai celestial, porque Jesus e seu discípulo compartilham a mesma vida que procede do Pai: Jesus, por natureza (cf. Jo 5,26; 10,30) e o discípulo, por participação (cf. Jo 10,10). A conseqüência imediata deste tipo de vínculo é a condição de irmãos que os membros de sua comunidade adquirem." (DAp 132).


O que o texto me leva a dizer a Deus?


Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo:


Jesus Mestre,
que eu pense com a tua inteligência
e com a tua sabedoria.
Que eu ame com o teu Coração...
Que eu veja sempre com os teus olhos.
Que eu fale com a tua língua.
Que eu ouça somente com teus ouvidos.
Que eu saboreie aquilo que tu gostas.
Que as minhas mãos sejam as tuas.
Que os meus pés sigam os teus passos.
Que eu reze com as tuas orações.
Que meu tratamento seja o teu.
Que eu celebre como tu te imolaste.
Que eu esteja em ti e tu em mim,
de modo que eu desapareça.
(Bem-aventurado Tiago Alberione)
 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?


Vou estar presente na minha comunidade - família, grupo, Igreja, amigos - e descobrir junto a presença de Jesus Ressuscitado em nosso meio, com a sua mensagem de paz!


Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho e Vida, tem piedade de nós.


Bênção


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.