Os que ouvem e vivem a Palavra, viverão - Jo 5,17-30.

06/04/2011 07:00

Jesus, porém, deu-lhes esta resposta: "Meu Pai trabalha sempre, e eu também trabalho". Por isso, os judeus ainda mais procuravam matá-lo, pois, além de violar o sábado, chamava a Deus de Pai, fazendo-se assim igual a Deus. Jesus então deu-lhes esta resposta: "Em verdade, em verdade, vos digo: o Filho não pode fazer nada por si mesmo; ele faz apenas o que vê o Pai fazer. O que o Pai faz, o Filho o faz igualmente. O Pai ama o Filho e lhe mostra tudo o que ele mesmo faz. E lhe mostrará obras maiores ainda... Assim como o Pai ressuscita os mortos e lhes dá a vida, o Filho também dá a vida a quem ele quer... Em verdade, em verdade, vos digo: quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna e não vai a julgamento, mas passou da morte para a vida. Em verdade, em verdade, vos digo: vem a hora, e é agora, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão...

 

Preparação para a Leitura Orante

 

Preparo-me para a Leitura Orante, fazendo uma rede de comunicação e comunhão em torno da Palavra com todas as pessoas que se encontram neste ambiente virtual. Rezamos, em sintonia com a Santíssima Trindade.


Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém


Senhor, nós te agradecemos por este dia. Abrimos, com este acesso à internet, nossas portas e janelas para que tu possas Entrar com tua luz. Queremos que tu Senhor, definas os contornos de Nossos caminhos, As cores de nossas palavras e gestos, A dimensão de nossos projetos, O calor de nossos relacionamentos e o Rumo de nossa vida. Podes entrar, Senhor!


Ó Jesus Mestre, Verdade-Caminho-Vida, tem piedade de nós.

 

O que diz o texto do dia?

 

COMENTÁRIO 1

 

Jesus começa falando das obras, aos líderes dos judeus. Não de conhecimento. É um discurso que revela a natureza e a missão do Mestre. E que revela também o Pai. O Pai ama o Filho, ressuscita, dá vida, não julga ninguém. É misericordioso. O Pai enviou o Filho e o Filho faz o que vê o Pai fazer. Quem não respeita o Filho, também não respeita o Pai. E o segredo da vida eterna é ouvir estas palavras e crer.

 

COMENTÁRIO 2

 

O texto de João, por repetições didáticas com variantes de expressão, comunica uma mensagem central. Jesus era acusado de violar o sábado. Jesus justifica-se dizendo que seu Pai trabalha sempre e que ele faz o que vê o Pai fazer. Então condenam Jesus porque chamava Deus de Pai e fazia-se igual a Deus. A obra do Pai é a obra do amor. É eliminar a morte pela promoção da vida. É esta a obra de Jesus e a obra a ser assumida pelos discípulos, a partir da conversão. "Quem escuta a minha palavra e crê naquele que me enviou possui a vida eterna... passou da morte para a vida...". O "crer" não se limita a um ato intelectual ou de devoção. Crer é fazer as obras do Pai, como Jesus, é promover a vida , e quem crê promovendo a vida já tem a vida eterna.

 

José Raimundo Oliva

 

COMENTÁRIO 3

 

Vocês viram que, ontem, o Evangelho terminou com a firme decisão dos fariseus de matar Jesus. O Evangelho de hoje é a continuação do de ontem.

 

Os fariseus não aceitam Jesus como Filho de Deus. Mas por que eles querem matá-Lo? Lembre-se de que o Senhor havia curado aquele paralítico no dia de sábado, conforme nos explicou o Evangelho do dia anterior. Para bem entendermos isso, precisamos ir até o livro do Gênesis, no momento da narração da criação. Ali, está a palavra-chave para nossa compreensão: descansou. Deus descansou no sétimo dia, após ter criado todas as coisas. O sábado, portanto, é um dia sagrado para os judeus, um dia de repouso, tendo em vista que o próprio Deus descansou neste dia.

 

Para os judeus, quem faz qualquer coisa nesse dia [sábado], inclusive curar, infringe a Lei. E o Senhor afirma que “Meu Pai trabalha sempre, portanto também eu trabalho”. Os judeus, diante dessa afirmação, querem matá-Lo porque, além de violar o sábado, Ele se considera igual a Deus e, para eles, não existia o “Filho”, mas somente Deus, o Pai. Naquele tempo, eles não tinham esse conhecimento sobre a Santíssima Trindade, como nós temos hoje em dia.

 

Jesus não “descansa” da obra da Salvação. Existem pessoas que querem “tirar férias” de Deus durante o período das férias: não participam da Santa Missa, não rezam, não leem a Palavra e assim por diante. Mas o Senhor não para: Ele continua atualizando Sua Salvação em cada Santa Missa, que é celebrada.

 

Em verdade, em verdade, eu vos digo: está chegando a hora, e já chegou, em que os mortos ouvirão a voz do Filho de Deus e os que a ouvirem viverão”. Há muitos “mortos-vivos” por aí. Pessoas que não acreditam em Jesus Cristo. E nós que somos batizados precisamos refletir se a nossa vida está de acordo com a nossa fé. Não basta levantar o braço e dizer que “Jesus é o Senhor da minha vida”. É preciso, nesta Quaresma, rever as próprias atitudes e perceber se elas condizem com a fé que proclamamos!

 

Jesus fez o bem em dia de sábado. E por causa disso Ele está condenado? Não. De jeito nenhum! Pelo contrário: o bem deve ser feito todos os dias. Não apenas no sábado. Mas também no domingo, na segunda-feira, na terça-feira, enfim, sempre.

 

Faça o bem. Faça a sua parte. E se o outro não quiser, não importa. Pratique o bem mesmo assim. Fazer o bem também cansa, às vezes. Principalmente quando este bem que praticamos não é reconhecido. Mas não se preocupe em ser “aplaudido” pelas pessoas. Se olharem para o bem que você faz, tudo bem. Mas se ninguém reconhecer este bem, saiba que o mais importante é continuar praticando-o até que o Senhor volte em Sua glória ou nos chame para estarmos com Ele na Eternidade.

 

Padre José Agusto

 

O que a Palavra diz para mim? Qual é a minha escala de valores?

 

Os bispos, em Aparecida, falaram deste mistério de profunda comunhão da Trindade que experimentamos no Batismo, nos sacramentos, na Eucaristia: "É Deus Pai que nos atrai por meio da entrega eucarística de seu Filho (cf. Jo 6,44), dom de amor com o qual saiu ao encontro de seus filhos, para que, renovados pela força do Espírito, possamos chamá-lo de Pai: "Quando chegou a plenitude dos tempos, Deus enviou seu próprio Filho, nascido de uma mulher, nascido sob o domínio da lei, para nos libertar do domínio da lei e fazer com que recebêssemos a condição de filhos adotivos de Deus. E porque já somos filhos, Deus enviou o Espírito de seu Filho a nossos corações e o Espírito clama: Abbá! Pai!" (Gl 4,4-5). Trata-se de uma nova criação, onde o amor do Pai, do Filho e do Espírito Santo, renova a vida das criaturas." (DAp 241).

 

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

 

Rezo com toda Igreja, a Oração da Campanha da Fraternidade 2011


Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

 

Como discípulo/a de Jesus, deixo-me conduzir pela fé e pela certeza de que Deus é meu Pai.

 

Bênção


- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Fonte: Paulinas e Canção Nova.