Quais critérios você estabelece para reconhecer Jesus? - Jo 7,1-2.10.25-30.

23/03/2012 06:38

Preparação para a Leitura Orante

 

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando com todos os que navegam pela rede da internet e com toda a Igreja:

 

-Vinde, ó Deus em meu auxílio.

-Socorrei-me sem demora.

- Glória ao Pai e ao Filho e ao Espírito Santo.

- Como era no princípio, agora e sempre. Amém.

 

Hino

 

Ó Cristo, sol de justiça,

brilhai nas trevas da mente.

Com força e luz, reparai

a criação novamente.

 

Dai-nos, no tempo aceitável,

um coração penitente,

que se converta e acolha

o vosso amor paciente.

 

A penitência transforme

tudo o que em nós há de mal.

É bem maior que o pecado

o vosso dom sem igual.

 

Um dia vem, vosso dia,

e tudo então refloresce.

Nós, renascidos na graça,

exultaremos em prece.

 

A vós, Trindade clemente,

com toda a terra adoramos,

e no perdão renovados

um canto novo cantamos.

 

Leitura Orante
Jo 7,1-2.10.25-30

 

Depois disso, Jesus começou a andar pela Galiléia; ele não queria andar pela Judéia, pois os líderes judeus dali estavam querendo matá-lo. Aconteceu que a festa dos judeus chamada Festa das Barracas estava perto. Depois que os seus irmãos foram à festa, Jesus também foi, mas fez isso em segredo e não publicamente. Algumas pessoas que moravam em Jerusalém perguntavam: Não é este o homem que estão querendo matar? Vejam! Ele está falando em público, e ninguém diz nada contra ele! Será que as autoridades sabem mesmo que ele é o Messias? No entanto, quando o Messias vier, ninguém saberá de onde ele é; e nós sabemos de onde este homem vem. Quando estava ensinando no pátio do Templo, Jesus disse bem alto: Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não o conhecem. Mas eu o conheço porque venho dele e fui mandado por ele.Então quiseram prender Jesus, mas ninguém fez isso porque a sua hora ainda não tinha chegado.

 

O que diz o texto do dia?

COMENTÁRIO 1

 

Rezo ou canto: "Ó Luz do Senhor, que vem sobre a terra, inunda meu ser, permanece em nós!" (repetir).

 

Jesus está no Templo e é a primeira vez que, segundo João, ele ensina. É um ensinamento novo, diferente. E pergunta se o conhecem mesmo. Se sabem de onde ele é. Jesus lhes fala daquele que o enviou. A Boa-Notícia de Jesus causava impacto no povo pois comunicava "um novo ensinamento! Dado com autoridade! "Ele ensina como quem tem autoridade e não como os escribas e dos fariseus" (Mc 1,22). Qual a diferença? Os escribas, quando ensinavam, diziam as sentenças das autoridades da época. Jesus nunca citava doutores, mas ensinava com autoridade, ou seja, sua palavra, Palavra do Pai, que lhe vinha do coração para o coração do povo. Contra esta postura de Jesus, irritadas, as autoridades queriam prendê-lo.

COMENTÁRIO 2

Esta é a terceira viagem de Jesus a Jerusalém, no evangelho de João. É o tempo da festa das Tendas, a mais popular dos judeus, que comemora o fim das colheitas. Para os judeus tem um caráter messiânico, na expectativa do messias que seria o rei de Israel, dominando sobre o mundo todo. A família de Jesus deseja que ele manifeste-se na festa para assumir este papel messiânico (Jo 7,3-4). Ainda mantêm a ideologia do judaísmo, que Jesus insistentemente tem rejeitado. Na realidade o que se configura não é a ascensão ao poder, mas o conflito crescente dos judeus com Jesus, por sua solidariedade com os pobres, negando o sistema opressor do Templo e das sinagogas. A aspiração a usufruir do poder sufoca o apelo de Jesus ao serviço à vida e aos excluídos.

 

José Raimundo Oliva

COMENTÁRIO 3

No Evangelho de hoje, João nos destaca – diferente do que os sinóticos fazem – o conflito entre Jesus e os judeus, pois, nos Evangelhos sinóticos, o Senhor restringiu-se aos dirigentes, fariseus, escribas e sacerdotes. Mas isso por que este Evangelho tem como base a comunidade cristã samaritana? Talvez sim, talvez não. Estamos diante da expressão do tradicional conflito entre Israel (reino do norte) e Judá (reino davídico do sul). O messias esperado pelo Judaísmo seria um líder que conquistaria a liberdade nacional dos judeus e imporia ao mundo sua religião. Portanto, tratar-se-ia de uma salvação que atingiria todos os homens e mulheres do mundo inteiro, já que os destinatários da salvação o rejeitaram.

 

A atividade de Jesus denuncia o agir perverso da sociedade e, por isso, provoca ódio. Seus parentes pensam no sucesso, as autoridades O procuram, pois  vêem n’Ele um perigo. E o povo expressa opinião diversa a respeito do Senhor: uns julgam-nO a partir das obras que Ele realiza; outros, a partir de leis e estruturas estabelecidas. Assim, a presença de Jesus é sinal de contradição que vai revelando a face das pessoas.

 

Os chefes religiosos do Templo e das sinagogas rejeitavam o messianismo de Jesus e procuravam-nO para prendê-Lo e matá-Lo, pois para eles Jesus era uma ameaça. No meio do povo, a divisão continuava e o tema da discussão era a origem do tal Messias. Uns não aceitavam Jesus, baseados numa tradição teórica sobre a origem do verdadeiro redentor; outros – que já são muitos – acreditavam que Ele era o Redentor, porque prestavam atenção às Suas práticas redentoras e viam nisso um sinal da presença de Deus.

 

Jesus, descartando qualquer aspiração ao poder, revela-se como o enviado que comunica a verdadeira vinda de Seu Pai. Desafiando-os diz: “Será que vocês me conhecem mesmo e sabem de onde eu sou? Eu não vim por minha própria conta. Aquele que me enviou é verdadeiro, porém vocês não O conhecem. Mas eu O conheço, porque venho d’Ele e fui mandado por Ele”.

 

Assim, Jesus mostra o verdadeiro critério para que reconheçamos o Salvador. Não é o lugar de Sua origem, mas o fato d’Ele ser o enviado de Deus, cuja atividade deve ser reconhecida pelas obras que faz.

Depois de tudo o que você leu e tocou sobre o Verbo Divino feito homem para a nossa salvação, quais critérios você estabelece para reconhecer Jesus?

 

“Pai, ajude-nos a acolher, sem preconceitos, a revelação de Jesus, pois Sua identidade messiânica de Filho de Deus transparece nas Palavras e nos sinais que Ele realizou.

 

Padre Bantu Mendonça

 

O que o texto diz para mim hoje?

 

Acolho o ensinamento novo de Jesus ou prefiro permanecer nos meus tradicionais conceitos? Posso admitir que pouco me interesso por conhecer melhor Jesus e aceitar a sua proposta? Ou prefiro deixar como está? Digo a Palavra ou apenas palavras de grandes pensadores?

 

Os bispos, em Aparecida, disseram: "O Espírito Santo, com o qual o Pai nos presenteia, identifica-nos com Jesus-Caminho, abrindo-nos a seu mistério de salvação para que sejamos seus filhos e irmãos uns dos outros; identifica-nos com Jesus-Verdade, ensinando-nos a renunciar a nossas mentiras e ambições pessoais, e nos identifica com Jesus-Vida, permitindo-nos abraçar seu plano de amor e nos entregar para que outros "tenham vida n'Ele"."(DAp 137).

 

O que o texto me leva a dizer a Deus?

 

Rezo, espontaneamente, com salmos ou outras orações e concluo, com a

 

Oração da Campanha da Fraternidade 2012

 

Senhor Deus de amor,

Pai de bondade,

nós vos louvamos e agradecemos

pelo dom da vida,

pelo amor com que cuidais de toda a criação.

Vosso Filho Jesus Cristo,

em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos

e de todos os sofredores,

sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.

Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.

Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão

se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,

e que a saúde se difunda sobre a terra.

Amém.

 

Qual meu novo olhar a partir da Palavra?

 

Quero hoje viver com o olhar de Jesus e descobrir, a cada instante, a sua proposta nova para cada situação.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.

- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.

- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.

- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Fonte: Paulinas e Canção Nova.