Que nada o impeça de alcançar a graça de Deus! - Jo 5,1-16.

05/04/2011 07:00

Depois disso, houve uma festa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. Ora, existe em Jerusalém, perto da Porta das Ovelhas, uma piscina... Muitos doentes, cegos, coxos e paralíticos ficavam ali deitados. Encontrava-se ali um homem enfermo havia trinta e oito anos. Jesus o viu ali deitado e... perguntou-lhe: "Queres ficar curado?" O enfermo respondeu: "Senhor, não tenho ninguém que me leve à piscina, quando a água se movimenta.. Jesus lhe disse: "Levanta-te, pega a tua maca e anda". No mesmo instante, o homem ficou curado... Aquele dia, porém, era um sábado. Por isso, os judeus disseram ao homem que tinha sido curado: "É sábado. Não te é permitido carregar a tua maca". Ele respondeu: "Aquele que me curou disse: 'Pega tua maca e anda!'"... Mais tarde, Jesus encontrou o homem no templo e lhe disse: "Olha, estás curado. Não peques mais..." Por isso, os judeus começaram a perseguir Jesus, porque fazia tais coisas em dia de sábado.
 


Preparação para a Leitura Orante

 

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando a bênção bíblica sobre todos os internautas:


A bênção do Deus de Sara, Abraão e Agar, a bênção do Filho, nascido de Maria, a bênção do Espírito Santo de amor, que cuida com carinho, qual mãe cuida da gente, esteja sobre todos nós. Amém!

 

O que a Palavra diz?

 

COMENTÁRIO 1

 

O texto apresenta o terceiro sinal de Jesus durante uma festa dos judeus: a cura de um paralítico.

O paralítico é símbolo do povo sem vida. O povo não está no templo, mas nos corredores, excluído da festa. Jesus está no meio do povo. Perto havia um tanque ou piscina com cinco entradas ou corredores que simbolizavam a Lei contida nos cinco primeiros livros da Bíblia (Pentateuco). No entanto, a Lei não produzia mais vida para o povo. Muitos doentes estavam ali, deitados, sem vida. O paralítico que Jesus vai curar é símbolo de todo povo paralisado pela falta de vida. O paralítico diz a Jesus: "não tenho ninguém", ou seja, falta solidariedade. As águas da piscina que se agitam simbolizam as falsas esperanças. Passam a imagem de um falso Deus, como se ele se lembrasse de vez em quando do povo. Esse não é o Deus de Jesus, nem a sua prática de vida. Deus é fiel sempre.

 

COMENTÁRIO 2

 

 João, no seu evangelho, narra, ao longo do ministério de Jesus, cinco viagens a Jerusalém, por ocasiões de festas religiosas do Templo. Em todas estas viagens se dá um conflito entre os chefes do Templo e Jesus. Ao mencionar que se tratava de "uma festa dos judeus", o evangelista sugere que não era uma festa de Jesus. Estando em Jerusalém, Jesus não se dirige ao Templo, local da festa, mas encontra-se Porta das Ovelhas, onde se concentravam pagãos que vinham negociar em Jerusalém. Curando um paralítico aí presente Jesus revela se a fonte do amor e da vida para todos. Em contradição, os judeus promotores da festa religiosa perseguem Jesus por sua prática misericordiosa e libertadora, indiferente aos preceitos da Lei deles.
 


José Raimundo Oliva

 

COMENTÁRIO 3

 

Segundo São João, por cinco vezes, Jesus foi a Jerusalém por ocasião da grande festa do Templo. Enquanto para alguns a ida essa cidade é motivada pela participação nos ritos judaicos, – e para comer e beber, – para Cristo o motivo é outro.

 

É, sim, o anúncio do Seu projeto. Ele quer lançar o “mãos à obra” diante da vontade de Deus, Seu Pai. Dar a conhecer a todos que está chegando a hora em que o príncipe deste mundo será derrotado. Novos céus e a nova terra estão para chegar. E os verdadeiros adoradores já não dependerão das paredes do Templo de Jerusalém nem das sinagogas. Eles hão de adorar o Pai em espírito e em verdade.

 

Numa destas idas e voltas ao Templo, – e precisamente na “Porta das ovelhas” onde costumavam estar os pagãos, negociadores, cambistas e outros, – o Senhor fica sabendo da enfermidade que atormentava a vida daquele homem. Curando um paralítico ali presente, Ele revela ser a fonte do amor e da vida para todos. Em contradição, os judeus promotores da festa religiosa O perseguem por Sua prática misericordiosa e libertadora.

 

Muitas vezes, as pessoas que sofrem diferentes formas de males possuem uma fé muito grande no poder de Deus, mas, de alguma forma, são impedidas de chegar até Ele e receber Suas graças, condição indispensável para a superação de seus males e sofrimentos.

 

É o caso do paralítico, que acreditava no poder de Deus e na cura que viria pela ação do anjo ao agitar a água, mas era impedido pelos outros que entravam primeiro na piscina.

 

Assim também acontece hoje quando criamos uma série de regras e preceitos humanos que dificultam a participação de muitos na Vida Divina e num relacionamento pessoal com Deus Pai, que é a fonte de todas as graças que nos dão vida em abundância.

 

Apresente-se você também a Jesus e diga-Lhe: “Não tenho quem me ajude! Enquanto eu vou outros descem antes de mim”. E o Senhor, que tudo pode, dirá a você: “Pegue a tua cama e vai para a casa, pois a tua fé te salvou”.

 

Padre Bantu Mendonça

 

O que a Palavra diz para mim?

 

Posso me perguntar tantas coisas. Hoje detenho-me só num aspecto: como é o meu Deus? Quem é Deus para mim? Ocasional ou de alguns momentos apenas. Ou é o Deus conosco, "todos os dias", como garante o próprio Jesus? ( Cf Mt 28,20). Veja o que disseram os bispos em Aparecida:

 

"Por assim dizer, Deus Pai sai de si, para nos chamar a participar de sua vida e de sua glória. Mediante Israel, povo que fez seu, Deus nos revela seu projeto de vida. Cada vez que Israel procurou e necessitou de seu Deus, sobretudo nas desgraças nacionais, teve uma singular experiência de comunhão com Ele, que o fazia partícipe de sua verdade, sua vida e sua santidade. Por isso, não demorou em testemunhar que seu Deus - diferentemente dos ídolos - é o "Deus vivo" (Dt 5,26) que o liberta dos opressores (cf. Ex 3,7-10), que perdoa incansavelmente (cf. Ec 34,6; Eclo 2,11) e que restitui a salvação perdida quando o povo, envolvido "nas redes da morte" (Sl 116,3), dirige-se a Ele suplicante (Cf. Is 38,16). Deste Deus - que é seu Pai - Jesus afirmará que "não é um Deus de mortos, mas de vivos" (Mc 12,27). (DAp 129).

 

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

 

Rezo com toda Igreja, a Oração da Campanha da Fraternidade 2011

 

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

 

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

 

No momentos bons e também nos mais complicados terei a certeza do salmista: Deus está aqui. O Senhor dirige a minha vida! Meu futuro está nas suas mãos. (Sl 16,5)

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Fonte: Paulinas e Canção Nova.