Reino Unido: ministério para católicos afastados.

05/04/2011 00:00

Convite para a Missa não é o melhor primeiro passo, afirmam

LONDRES, terça-feira, 5 de abril de 2011 (ZENIT.org) - Como parte de um programa para dar continuidade à visita do Papa Bento XVI ao Reino Unido em 2010, representantes da Igreja se reuniram no sábado passado para estudar formas de auxiliar os católicos que se afastaram da fé.

Um comunicado divulgado na última terça-feira pela Conferência Episcopal da Inglaterra e País de Gales informou sobre a reunião que 3 bispos e representantes de 19 dioceses, junto com grande parte das organizações católicas, realizaram para orar juntos e compartilhar experiências.

A atividade esteve focada nas necessidades daqueles que já foram batizados na Igreja Católica Romana e que, por algum motivo, não já estão mais envolvidos na vida da paróquia ou o fazem muito raramente.

O sacerdote beneditino Christopher Jamison, famoso por suas aparições na BBC, deu o discurso principal.

O Pe. Jamison, diretor do Serviço Nacional de Vocações e ex-abade de Worth, destacou que o ponto de partida desta parte do ministério não deveria ser necessariamente um convite à Missa, mas a oferta de apoio para ajudar as pessoas a encontrar seu próprio objetivo na vida.

A jornada de estudo foi organizada pelo bispo Kieran Conry, presidente do Departamento de Evangelização e Catequese.

"É muito encorajador ver tantos representantes das dioceses e outras organizações eclesiásticas cheios de entusiasmo por este setor da missão da Igreja", disse o prelado.

"Em seu discurso, o Pe. Christopher desafiou as ideias das pessoas sobre quais devem ser os nossos objetivos e perguntou se nossas primeiras perguntas devem referir-se ao que a nossa sociedade entende por felicidade e espiritualidade", acrescentou.

"Um dia bem aproveitado - comentou. Exorto decididamente as pessoas e paróquias a analisarem e utilizarem os recursos disponíveis."

Para mais informações: www.catholicchurch.org.uk/Catholic-Church/Home-Mission,www.catholicchurch.org.uk/non-churchgoing

Fonte: Zenit.