Ressuscitou, como havia dito - Mt 28,1-10.

23/04/2011 07:00

 Depois do sábado, ao raiar o primeiro dia da semana, Maria Madalena e a outra Maria foram ver o sepulcro. De repente, houve um grande terremoto: o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes, brancas como a neve. Os guardas ficaram com tanto medo do anjo que tremeram e ficaram como mortos. Então o anjo falou às mulheres: "Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito!... Ide depressa contar aos discípulos: 'Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galiléia. Lá o vereis'. É o que tenho a vos dizer". E saindo às pressas do túmulo, com sentimentos de temor e de grande alegria, correram para dar a notícia aos discípulos. Nisso, o próprio Jesus veio-lhes ao encontro e disse: "Alegrai-vos!" Elas se aproximaram e abraçaram seus pés, em adoração. Jesus lhes disse: "Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galiléia. Lá me verão".

 

Preparação para a Leitura Orante

 

Preparo-me para a Leitura Orante, rezando, com o mundo inteiro que é iluminado pela luz da Ressurreição do Senhor:

 

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Creio, Senhor Jesus, que sou parte de seu Corpo.

Trindade Santíssima - Pai, Filho, Espírito Santo - presente e agindo na Igreja e na profundidade do meu ser.

Eu vos adoro, amo e agradeço.

 

O que a Palavra diz?

 

Leio atentamente, na Bíblia, o texto do Evangelho do Dia: Mt 28,1-10.

 

COMENTÁRIO 1

 

Neste texto aparecem duas testemunhas da Páscoa - duas mulheres - e um sinal. O sinal é: "o anjo do Senhor desceu do céu e, aproximando-se, removeu a pedra e sentou-se nela. Sua aparência era como um relâmpago, e suas vestes, brancas como a neve" e afirma claramente: "Vós não precisais ter medo! Sei que procurais Jesus, que foi crucificado. Ele não está aqui! Ressuscitou, como havia dito!... Ide depressa contar aos discípulos: 'Ele ressuscitou dos mortos e vai à vossa frente para a Galiléia. Lá o vereis'. É o que tenho a vos dizer . Era preciso reavivar a memória das mulheres e também a nossa! A reação das mulheres é de grande alegria, tornando-se as primeiras anunciadoras da Ressurreição. Mais surpresas ficaram quando se encontram com Jesus que as confirma na fé: "Não tenhais medo; ide anunciar a meus irmãos que vão para a Galiléia. Lá me verão".

 

COMENTÁRIO 2

 

Com alguma diferença entre si cada evangelista narra, após a morte na cruz, o encontro do túmulo vazio pelas mulheres, a primeira aparição de Jesus, e o envio para a retomada da missão na Galiléia. Com as narrativas de aparições visam fortalecer a fé das comunidades. A retomada da missão na Galiléia fica bem explícita neste texto de Mateus. Contudo Lucas se diferencia dos demais evangelistas, mencionando como determinação do ressuscitado que os discípulos deveriam permanecer em Jerusalém (Lc 24,49.52). Esta versão de Lucas foi a que prevaleceu na tradição cristã.

 

José Raimundo Oliva

 

COMENTÁRIO 3

 

Vigília Pascal é a grande festa dos cristãos e possui a liturgia mais solene da Igreja, a mãe de todas as vigílias e liturgias. A celebração mais bonita e marcada pela emoção e pelo louvor. No ‘Exultet’ cantamos: “Pois eis agora a Páscoa, nossa festa, em que o real Cordeiro se imolou: marcando nossas portas, nossas almas, com Seu divino sangue nos salvou”.

 

Nesta celebração, somos acolhidos com palavras muito afetuosas: Nesta noite santa, em que nosso Senhor Jesus Cristo passou da morte para a vida, a Igreja convida os seus filhos dispersos por toda a terra a se reunirem em vigília e oração. Se comemorarmos a Páscoa do Senhor ouvindo sua palavra e celebrando seus mistérios, podemos ter a firme esperança de participar do seu triunfo sobre a morte e de sua vida em Deus.

 

Nesta noite, a comunidade se reúne para celebrar a Ressurreição do Senhor – acontecimento histórico que a constitui e identifica. Celebra Cristo, o novo Adão, a nova criação do mundo. Cristo é o Moisés que liberta o povo de todas as escravidões. Em Cristo o povo livre e peregrino, fundamentado na nova Aliança com Deus, vive a plenitude da promessa e faz a experiência da fraternidade e da partilha.

 

Nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitou dentre os mortos no terceiro dia: nenhum cristão duvida disso. Os santos Evangelhos atestam que o acontecimento se produziu nesta noite santa.

 

Não é da luz para as trevas, mas das trevas para a luz que nos esforçamos por subir. O apóstolo Paulo apela-nos a isso: “A noite está bem avançada; o dia chegou. Deixemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz” (Ro 13,12).

 

Vigiemos, pois, nesta noite em que o Senhor ressuscitou e começou, na Sua própria carne, a vida de que há pouco vos falava, a vida que não conhece nem a morte nem o sono. E esta carne que surgiu do túmulo não morrerá e não tornará mais a cair sob a lei da morte.

 

As mulheres que O amavam vieram de madrugada visitar o túmulo; em vez de encontrar o Seu corpo, ouviram anjos anunciar-lhes a Ressurreição. É evidente que Ele ressuscitou na noite que precedeu esta madrugada. Assim, Aquele cuja ressurreição celebramos nas nossas longas vigílias, nos permitirá que reinemos com Ele numa vida sem fim.

 

Nesta celebração da Vigília Pascal, acolhamos a Palavra da Ressurreição e deixemo-nos abençoar por esta Palavra. Passando pelas águas batismais, mergulhemos na imensidão da compaixão do Pai que nos recria para um novo jeito de viver.

 

Desejo a todos uma santa Vigília Pascal, e que Cristo realmente ressuscite em vós!

 

Padre Bantu Mendonça

 

O que a Palavra diz para mim?

 

Pergunto-me: o que procuro? O túmulo vazio, escuro? Ou pelo impulso do amor busco descobrir a vida nova, Jesus Cristo vivo na minha comunidade, na minha família?

 

Leio em voz alta para mim e para mais alguém que estiver comigo, o que disseram os bispos em Aparecida: "Jesus Cristo, verdadeiro homem e verdadeiro Deus, com palavras e ações e com sua morte e ressurreição inaugura no meio de nós o Reino de vida do Pai, que alcançará sua plenitude num lugar onde não haverá mais "morte, nem luto, nem pranto, nem dor, porque tudo o que é antigo desaparecerá" (Ap 21,4). Durante sua vida e com sua morte na cruz, Jesus permanece fiel a seu Pai e a sua vontade (cf. Lc 22,42). Durante seu ministério, os discípulos não foram capazes de compreender que o sentido de sua vida selava o sentido de sua morte. Muito menos podiam compreender que, segundo o desígnio do Pai, a morte do Filho era fonte de vida fecunda para todos (cf. Jo 12,23-24). O mistério pascal de Jesus é o ato de obediência e amor ao Pai e de entrega por todos seus irmãos. Com esse ato, o Messias doa plenamente aquela vida que oferecia nos caminhos e aldeias da Palestina. Por seu sacrifício voluntário, o Cordeiro de Deus oferece sua vida nas mãos do Pai (cf. Lc 23,46), que o faz salvação "para nós" (1Cor 1,30). Pelo mistério pascal, o Pai sela a nova aliança e gera um novo povo que tem por fundamento seu amor gratuito de Pai que salva." (DAp 143).

 

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

 

Rezo com Maria, a Mãe de Jesus, as alegrias da Ressurreição de seu Filho Jesus.

 

- Rainha do céu, alegrai-vos, aleluia!

- Porque quem merecestes trazer em vosso puríssimo seio, aleluia!

- Ressuscitou como disse, aleluia!

- Rogai a Deus por nós, aleluia!

- Exultai e alegrai-vos, ó Virgem Maria, aleluia!

- Porque o Senhor ressuscitou verdadeiramente, aleluia!

Ave, Maria...

- Rogai por nós, Santa Mãe de Deus.

- Para que sejamos dignos das promessas de Cristo.

 

Oremos

 

Ó Deus, que alegrastes o mundo com a ressurreição de vosso Filho, Jesus Cristo, Senhor nosso, concedei-nos, vo-lo suplicamos, que por sua Mãe, a Virgem Maria, alcancemos as alegrias da vida eterna. Pelo mesmo Cristo, nosso Senhor. Amém.

 

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

 

Vou cultivar um olhar que descobre na comunidade a Vida, os sinais de Vida e a presença do Cristo Ressuscitado!

 

Que nesta Páscoa, a nossa luz, com a luz de todos os irmãos, forme uma só chama com o Cristo ressuscitado!

 

Fonte: Paulinas e Canção Nova.