Somente em Jesus você encontra vida em plenitude - Jo 4,43-54.

04/04/2011 07:00

Jesus voltou a Caná da Galiléia, onde tinha mudado a água em vinho. Havia um funcionário do rei, cujo filho se encontrava doente em Cafarnaum. Quando ouviu dizer que Jesus tinha vindo... ele foi ao encontro dele e pediu-lhe que descesse até Cafarnaum para curar o seu filho... Disse-lhe Jesus: "Se não virdes sinais e prodígios não crereis". O funcionário do rei disse: "Senhor, desce, antes que meu filho morra!". Ele respondeu: "Podes ir, teu filho vive". O homem acreditou na palavra de Jesus e partiu. Enquanto descia para Cafarnaum, os empregados foram-lhe... dizer que seu filho vivia. O funcionário do rei perguntou a que horas o menino tinha melhorado. Eles responderam: "Ontem, à uma da tarde, a febre passou". O pai verificou que era exatamente nessa hora que Jesus lhe tinha dito: "Teu filho vive". Ele, então, passou a crer, juntamente com toda a sua família. Também este segundo sinal, Jesus o fez depois de voltar da Judéia para a Galiléia.

 

Preparação para a Leitura Orante

 

Preparo-me, pedindo a luz do Espírito para mim e para todos que aqui se encontram para bem acolher a Palavra.
Espírito de verdade, a ti consagro a mente e meus pensamentos: iluminai-me.
Que eu conheça Jesus Mestre e compreenda o seu Evangelho. Dá-me a sabedoria.

 

O que a Palavra diz?

 

COMENTÁRIO 1

 

O primeiro sinal de Jesus aconteceu no casamento em Caná, quando transformou água em vinho. No texto está o segundo sinal, também em Caná. A palavra Caná quer dizer "adquirir". Jesus está adquirindo para Deus um povo. No primeiro sinal faltava vinho, no segundo falta vida. Nos dois sinais Jesus transforma carência de vinho e de vida em abundância. Em ambos os sinais o resultado é aumento de fé para os discípulos e adesão do pagão e sua família a Jesus. Os sinais despertam a fé.

 

COMENTÁRIO 2

 

Tendo recebido um bom acolhimento na Samaria, Jesus volta à Galiléia, de população predominantemente gentílica, onde desenvolve seu ministério. Aí é procurado, com fé, por um funcionário real. É alguém revestido de poder. Seria um gentio, se o considerarmos como sendo o centurião das narrativas paralelas de Mt e Lc. Após um desafio à fé do funcionário, Jesus anuncia a cura, à distância, de seu filho, salvando-o da morte. Nesta narrativa o destaque é a fé de um gentio, funcionário do rei, bem como de toda sua família. É feito assim um contraste com os judeus, que rejeitam Jesus. A confiança no amor e na palavra de Jesus faz passar da morte para a vida, em qualquer povo ou nação.

 

José Raimundo Oliva

 

COMENTÁRIO 3

 

Estamos mais uma vez diante de um milagre ou simplesmente sinal, característica fundamental do Evangelho de Jesus segundo João. O Senhor, conforme narra o Evangelho, sai de Sua terra e vai a Galileia. Como era de se esperar, depois de tantos milagres e prodígios que fizera em Jerusalém, Cristo é bem recebido nessa região. E, por encontrar receptividade, continua fazendo milagres. É de salientar que, apesar de essa cidade [Galileia] ser uma região predominantemente gentílica, com presença de descendentes de colonos judeus, fora em Caná da Galileia que Jesus havia transformado a água em vinho por causa da fé daqueles homens.

 

Hoje, nesse trecho do Evangelho, salienta-se mais um sinal, um milagre. O milagre da vida como sendo o dom de Deus.

 

No Evangelho segundo João, Jesus – respondendo ao apóstolo Tomé – afirma com toda a Sua autoridade: “Eu sou a vida” (Jo 14,6). Muitas vezes, me pergunto sobre o profundo sentido dessa afirmativa. Em outro tópico, Ele parece completar o que ali está dito: “Eu vim para que todos tenham vida, e vida em plenitude” (Jo 10,10). Outra afirmação categórica de Jesus a Maria, irmã de Lázaro, é esta: “Eu sou a Ressurreição e a Vida” (Jo 11,25). Isso equivale a dizer: “Sou o princípio, o autor também da nova vida, após a morte”.

 

Quem n’Ele procura a vida sempre a encontra. Veja a certeza com que pronuncia as belas palavras ao funcionário do rei: “Podes ir, que teu filho está vivo“.

 

Para os homens com grande fé, como o alto funcionário do rei, novos céus e nova terra existirão. Porque, na verdade, reconhecem o Evangelho como Palavra de salvação eterna.

 

A plenitude da vida que Jesus nos veio trazer não se restringe aos horizontes fechados da vida presente, como pensavam muitos humanistas e utopistas. A vida humana, acima de tudo, é dom de DEUS: vem de Deus e se realiza na posse terrena e eterna de Deus. Foi essa a vida que o Altíssimo concedeu aos nossos primeiros pais e que Jesus Nazareno nos veio reconquistar pela Encarnação, pelo mistério de Sua Vida, Morte e Ressurreição. Por isso, Santo Agostinho afirma, com tanta propriedade: “O nosso coração está inquieto até que descanse em Vós”.

 

Escolha, pois, a vida, descansando nos braços e no colo de Jesus para que tenha vida e vida em abundância.

 

Padre Bantu Mendonça

 

O que a Palavra diz para mim?

 

Quais são os sinais de Deus na minha vida. Aumentam a minha fé, minha adesão? Como?

 

Os bispos, na Conferência de Aparecida, disseram: "Também encontramos Jesus Cristo, de um modo especial nos pobres, aflitos e enfermos (cf. Mt 25,37-40), que exigem nosso compromisso e nos dão testemunho de fé, paciência no sofrimento e constante luta para continuar vivendo. Quantas vezes os pobres e os que sofrem realmente nos evangelizam! No reconhecimento desta presença e proximidade e na defesa dos direitos dos excluídos encontra-se a fidelidade da Igreja a Jesus Cristo. O encontro com Jesus Cristo através dos pobres é uma dimensão constitutiva de nossa fé em Jesus Cristo. Da contemplação do rosto sofredor de Cristo neles e do encontro com Ele nos aflitos e marginalizados, cuja imensa dignidade Ele mesmo nos revela, surge nossa opção por eles. A mesma união a Jesus Cristo é a que nos faz amigos dos pobres e solidários com seu destino." (DAp 257).

 

Faço meu exame de consciência sobre minha fé e compromisso cristão.

 

O que a Palavra me leva a dizer a Deus?

 

Senhor, eu creio e agradeço pelos teus sinais, mas aumenta a minha fé.
Rezo com toda Igreja, a Oração da Campanha da Fraternidade 2011

 

Senhor Deus, nosso Pai e Criador.
A beleza do universo revela a vossa grandeza,
A sabedoria e o amor com que fizestes todas as coisas,
E o eterno amor que tendes por todos nós.
Pecadores que somos, não respeitamos a vossa obra,
E o que era para ser garantia da vida está se tornando ameaça.
A beleza está sendo mudada em devastação,
E a morte mostra a sua presença no nosso planeta.
Que nesta quaresma nos convertamos
E vejamos que a criação geme em dores de parto,
Para que possa renascer segundo o vosso plano de amor,
Por meio da nossa mudança de mentalidade e de atitudes.
E, assim, como Maria, que meditava a vossa Palavra e a fazia vida,
Também nós, movidos pelos princípios do Evangelho,
Possamos celebrar na Páscoa do vosso Filho, nosso Senhor,
O ressurgimento do vosso projeto para todo o mundo.
Amém.

 

Qual o meu novo olhar a partir da Palavra?

 

Vou estar com o olhar desperto para ver os sinais de Deus na minha vida e na vida das outras pessoas.

 

Bênção

 

- Deus nos abençoe e nos guarde. Amém.
- Ele nos mostre a sua face e se compadeça de nós. Amém.
- Volte para nós o seu olhar e nos dê a sua paz. Amém.
- Abençoe-nos Deus misericordioso, Pai e Filho e Espírito Santo. Amém.

 

Fonte: Paulinas e Canção Nova.