Voluntário: nosso maior Valor.

07/05/2011 19:51

 

Os maiores parceiros da Pastoral da Criança são os seus voluntários. Sem eles, seria impossível realizar a promoção de fé e vida em mais de 42 mil comunidades. Eles não contribuem com dinheiro, e sim com dedicação e amor inestimáveis. No entanto, se esse trabalho fosse contabilizado economicamente, partindo-se de valores mínimos, considerando que cada líder doou em trabalho voluntário R$41,00/mês (equivalente a 24 horas de dedicação mensais, proporcionais ao salário mínimo de 2007), o valor gerado seria de mais de 101 milhões de reais anuais. Isso representa mais do que o dobro do total de recursos financeiros recebidos das parcerias e convênios com empresas e outras instituições, que, no último ano fiscal, foi de 37 milhões de reais, anuais. Todos esses recursos viabilizam o trabalho dos líderes da Pastoral da Criança, a produção e distribuição do material educativo e a capacitação dos voluntários. A Pastoral da Criança gasta, mensalmente, o equivalente a R$1,71 por criança acompanhada.

 

Nossos parceiros

 

Além dos voluntários, a Pastoral da Criança conta com apoio de parceiros em programas e projetos específicos, parcerias institucionais e técnicas.

 

Parceiros técnicos:

 

Assessoram na produção de materiais educativos, no controle social, no desenvolvimento de estratégias, na gestão, na informatização, entre outros. Os principais parceiros técnicos são: Organização Pan-Americana de Saúde – OPAS, SBP, FEBRASGO, UFPR – Departamento de Informática, USP – Departamento de Nutrição, CONASS, CONASEMS, Federação das APAEs.

 

Parceiros em Projetos e Programas

 

Assessoram e colaboram financeiramente em projetos e programas específicos, com objetivos e abrangência previamente definidos. O principal parceiro técnico e financeiro é o Ministério da Saúde que apóia a Pastoral da Criança desde 1985. SEBRAE, Nestlé, Governo dos Estados do AP, CE, PR, SP, PI e MA.

 

Parceiros Institucionais

 

Colaboram financeiramente e permitem que a Pastoral da Criança decida a melhor forma de aplicá-lo. Isto viabiliza a criação de novas metodologias e avaliação ou aperfeiçoamento de programas já existentes, atendendo também as necessidades emergenciais ou estruturais.

 

Alberto Neil - Pastoral da Criança.