CNBB - NE 5

HISTÓRICO

Foi na manhã do dia 1º de maio de 1990, durante a 28ª Assembléia Geral da CNBB, em Itaici (SP), que Dom Miguel Fenelon Câmara, Presidente do Regional Nordeste 4 - Maranhão e Piauí - solicitou em nome deste, a criação do Regional Norte 3, compreendendo a Província Eclesiástica do Maranhão.

Apresentou as seguintes motivações: diferenças geográficas dos dois Estados; surto de industrialização e desenvolvimento mais acentuado no Maranhão; a dinâmica e a organização eclesial, notadamente das comunidades de base; o funcionamento de várias Comissões Pastorais nos dois Estados e as grandes distâncias onerando sobretudo os encontros e assembléias. Este desejo vinha de alguns anos e se tornou uma manifestação unânime dos Srs. Bispos do Maranhão, na reunião da província eclesiástica maranhense, em fevereiro de 1990 na cidades de Coroatá.

Alguns meses depois, coordenadores de pastoral e representantes de pastorais específicas, solicitaram por expressiva maioria a mudança de nome para Regional Nordeste 5. Embora geograficamente o Maranhão se assemelhe mais com a região Norte do país, pelas relações de ordem religiosa e social identifica-se mais com a região Nordeste.

A primeira sede do Secretariado Regional Nordeste 5 funcionou na cidade de São Luís - MA, em uma ala do Centro de Formação de Líderes, hoje o Seminário Santo Antônio.

No dia nove de janeiro de 1991, em Assembléia realizada no Centro de Formação de Líderes se deu a instalação do Regional Nordeste 5 da CNBB.

As palavras de ordem que permearam esta Assembléia foram articulação, integração, cooperação, coordenação e exigências de uma pastoral orgânica e de conjunto.

PRESIDÊNCIA

Presidente: Dom Gilberto Pastana de Oliveira